Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

IRS. Reembolso médio de 1.095 euros chega(rá) a 210 mil contribuintes

Números foram avançados, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças.

IRS. Reembolso médio de 1.095 euros chega(rá) a 210 mil contribuintes
Notícias ao Minuto

21:20 - 04/05/20 por Ana Lemos com Beatriz Vasconcelos e Lusa

Economia Finanças

O Ministério das Finanças informa, em resposta por escrito ao Notícias ao Minuto, que o reembolso médio de IRS "está situado, neste momento, em 1.095 euros".

Esse reembolso abrangeu, este ano, "cerca de 210 mil" contribuintes que ou "já receberam" ou estão em situação de "receberem em breve o seu reembolso", informa o ministério tutelado por Mário Centeno.

A entrega da declaração anual do IRS iniciou-se, recorde-se, a 1 de abril, tendo desde então dado sido registadas no Portal das Finanças 2.943.801 declarações, o que corresponde a cerca de metade das que no ano passado foram entregues.

Deste total, a maior parte (2.269.479) corresponde a declarações de agregados que, no ano passado, tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões (categorias A e H, respetivamente).

Em 2019, o valor total dos reembolsos de IRS ascendeu a 3.003,1 milhões de euros, segundo indica a síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento. Em 2018, o valor devolvido aos contribuintes tinha sido de 2.626,4 milhões de euros.

Este ano, o valor global do imposto que o Estado tem a devolver aos contribuintes poderá recuar devido ao facto de as tabelas de retenção na fonte em vigor em 2019 terem sido ajustadas de modo a refletir parte do aumento de cinco para sete dos escalões de rendimento de IRS.

A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 1 de abril e termina em 30 de junho, tendo o Estado até 31 de agosto como limite para proceder ao pagamento dos reembolsos das pessoas que entregaram a declaração dentro do prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório