Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sonae aprova contas e autoriza compra e venda de ações próprias

Os acionistas da Sonae Capital, reunidos em assembleia-geral, aprovaram, entre outros pontos, as contas da empresa, relativas a 2019, e autorizaram o Conselho de Administração a comprar ou vender ações ou obrigações próprias, durante 18 meses, foi hoje anunciado.

Sonae aprova contas e autoriza compra e venda de ações próprias
Notícias ao Minuto

19:38 - 29/04/20 por Lusa

Economia Sonae Capital

"A Sonae Capital SGPS, S.A., informa [...] que, em reunião da assembleia-geral anual de acionistas, realizada por meios telemáticos na presente data, foi deliberado pelos senhores acionistas aprovar o relatório de gestão, contas individuais e consolidadas e respetivos anexos, relativos ao exercício de 2019", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na reunião foi também aprovada a proposta de aplicação de resultados, que prevê a aplicação de 113.914,74 euros na reserva legal e 2.164.380,08 euros em reservas livres.

Por outro lado, os acionistas conferiram um voto de louvor e confiança aos órgãos de administração e fiscalização da sociedade e aprovaram a declaração da comissão de vencimentos relativa à política de remuneração dos órgãos sociais e dirigentes, bem como o plano de atribuição de ações e o respetivo regulamento.

Em cima da mesa, estava também a atribuição de uma autorização ao Conselho de Administração para, durante 18 meses, comprar ou vender ações ou obrigações próprias, dentro dos limites legais, que foi igualmente validada.

O último ponto da ordem de trabalhos previa uma autorização para a aquisição e/ ou detenção de ações próprias da empresa por sociedades dela dependentes, direta ou indiretamente, por 18 meses, que mereceu também "luz verde" por parte dos acionistas.

Em 06 de abril, o Conselho de Administração da Sonae Capital decidiu reverter a proposta de distribuição de dividendos, tendo em conta a pandemia de covid-19.

A proposta em causa, que seria apresentada na assembleia-geral de hoje, previa a distribuição de um dividendo de 0,06 euros por ação, no valor total de 15 milhões de euros.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Sonae Capital subiram 3,38% para 0,49 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório