Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Código de contratação pública "não é para dar carta branca" a políticos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação assegurou hoje que uma possível alteração ao código de contratação pública não serve "para dar carta branca aos políticos", mas sim agilizar o processo, que considerou um "inferno".

Código de contratação pública "não é para dar carta branca" a políticos
Notícias ao Minuto

15:10 - 29/04/20 por Lusa

Economia Pedro Nuno Santos

"Nós temos todo um instrumento, um aparelho de monitorização de transparência da decisão pública, que é muito importante, mas que criou grandes dificuldades à decisão pública. [...] Achamos que vem trazer mais transparência, mas veio tornar [o processo] num inferno", afirmou Pedro Nuno Santos.

O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito de uma audição regimental, na Assembleia da República, em Lisboa.

"Temos de olhar para este fenómeno da contratação pública com seriedade", defendeu o ministro, ressalvando que o objetivo não é retirar transparência ao processo nem "dar carta branca aos políticos", mas sim torná-lo mais "ágil".

Pedro Nuno Santos admitiu que o Governo quer rever o código de contratação pública e quer fazê-lo em conjunto com os outros partidos.

"Se for com todos, melhor", considerou.

O ministro das Infraestruturas lamentou ainda o nível "impressionante" de litigância nos concursos públicos.

"Cada concurso público que terminamos, nós temos uma impugnação, que depois atrasa tremendamente [o processo de investimento público]", disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório