Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Preço do barril de Brent fecha em alta de 2,60% para 20,49 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em junho alterou a tendência para a baixa das últimas sessões e fechou hoje no mercado de futuros de Londres com um ganho de 2,60%, para os 20,49 dólares.

Preço do barril de Brent fecha em alta de 2,60% para 20,49 dólares
Notícias ao Minuto

21:07 - 28/04/20 por Lusa

Economia Petróleo

O crude do mar do Norte, de referência na Europa, terminou a sessão a cotar 52 cêntimos acima dos 19,97 dólares com que encerrou as transações na segunda-feira.

Os analistas atribuem parte da subida de hoje no mercado de petróleo ao anúncio feito pelo índice norte-americano de matérias-primas S&P GSCI de que vai retirar, antes do previsto, os contratos de futuros do crude de referência norte-americano WTI com vencimento em junho, e passar aos contratos de meses posteriores.

"Os gestores de fundos expostos ao WTI (West Texas Intermediate) têm medo de que o contrato de junho se funda quando nos aproximarmos do seu vencimento", disse David Madden, analista da CMC Markets.

Na semana passada, o barril WTI encerrou em valores negativos, pela primeira vez na sua história, horas antes de encerrar a transação dos contratos de maio.

A cotação do petróleo caiu de forma acentuada nas últimas semanas devido à redução da procura causada pela crise global da pandemia do novo coronavírus e pelas dificuldades para armazenar os excedentes de produção, em particular nos EUA.

A empresa Capital Economics prevê que os preços, tanto do Brent como do WTI, "vão continuar em níveis baixos nos próximos meses", se bem que considere que o barril WTI possa ser o mais afetado.

Os contratos do WTI requerem uma "entrega física" nas instalações de armazenagem em Cushing, no estado do Oklahoma, cuja capacidade está em vias de chegar ao limite, apesar de os do Brent incluem uma opção de "liquidação em liquidez", que não requer a entrega física, pelo que sofrem uma pressão menor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório