Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Frente Comum exige alteração de IRS para evitar perda salarial

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu hoje a imediata alteração dos escalões de IRS de modo a que os trabalhadores com salários mais baixos não percam rendimento líquido após o aumento de 10 euros.

Frente Comum exige alteração de IRS para evitar perda salarial
Notícias ao Minuto

20:44 - 28/04/20 por Lusa

Economia IRS

"A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública não aceita que os trabalhadores percam mais rendimento, exigindo-se a imediata alteração dos escalões de IRS e isentando os rendimentos de qualquer aumento da taxa de retenção resultante das alterações salariais que se verificaram", afirmou a estrutura sindical numa nota de imprensa.

O coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, explicou à agência que muitos dos funcionários públicos colocados nas duas posições remuneratórias mais baixas perderam pelo menos 20 euros, com a aplicação do aumento salarial de 10 euros este mês.

"Estes trabalhadores da Administração Pública estão a ser confrontados com diminuições significativas dos seus salários após o aumento salarial que teve lugar depois de mais de 10 anos de congelamento", disse o sindicalista.

Em causa está o aumento de 10 euros na 4.ª e 5.ª posição remuneratória que provocou uma diminuição líquida mensal de mais de 20 euros no salário destes trabalhadores por força das taxas de retenção do IRS.

A Frente Comum deu como exemplo o caso de um trabalhador, casado ou em união de facto e sem dependentes, que antes do aumento tinha a remuneração base de 683,13 euros e recebia 584,08 euros líquidos.

Após o aumento o mesmo trabalhador, agora com a remuneração base de 693,13 euros passou a receber 563,63 euros, ou seja, menos 20,45 euros por mês.

Segundo Sebastião Santana, há também trabalhadores na 4.ª posição remuneratória da tabela que ganhavam 635 euros e passaram a ganhar 645 euros, mas perderem 29 euros em termos líquidos.

"Isto é inaceitável para quem tem um rendimento já muito baixo e a Frente Comum já tinha alertado o Governo, que assumiu o compromisso de adaptar as tabelas de IRS de forma a que os trabalhadores não fossem prejudicados", disse o sindicalista.

Os trabalhadores colocados nos dois escalões remuneratórios em causa são os assistentes operacionais, ou seja os auxiliares de ação médica e educativa e os assistentes técnicos administrativos.

Os funcionários públicos tinham os salários congelados desde 2009 e este ano tiveram um aumento de 0,3%, que foi superior para os escalões mais baixos, totalizando os 10 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório