Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Bancos da zona euro restringiram condições de crédito no 1º trimestre

Os bancos restringiram as condições da concessão de crédito às empresas e às famílias no primeiro trimestre, de acordo com o último inquérito ao crédito bancário do Banco Central Europeu (BCE).

Bancos da zona euro restringiram condições de crédito no 1º trimestre
Notícias ao Minuto

12:52 - 28/04/20 por Lusa

Economia Banca

O BCE realizou este inquérito entre 19 de março e 3 de abril a 144 bancos da zona euro.

As condições da concessão de crédito são as orientações internas dos bancos ou os critérios para aprovar empréstimos.

A percentagem líquida de bancos que disseram que restringiram as condições para a concessão de empréstimos ou linhas de crédito para as empresas foi contida (4%) devido às medidas de política monetária e por ser um tipo de atividade em que os bancos da zona euro são mais fortes.

Mas a percentagem foi mais restritiva nas condições para os empréstimos hipotecários (9%) e para o crédito ao consumo (10%).

Os bancos também afirmaram que as perspetivas económicas gerais se deterioraram, o risco dos requerentes de empréstimo aumentaram, a tolerância ao risco se reduziu e que por isso restringiram as condições da concessão de crédito às empresas e às famílias.

A procura de empréstimos a curto prazo foi significativamente mais elevada que para os empréstimos a longo prazo, devido às necessidades de pagamento das empresas, enquanto que as necessidades de financiamento para investimentos fixos e fusões e aquisições desceram.

A procura de empréstimos hipotecários e de crédito ao consumo também se contraiu.

Para o segundo trimestre, os bancos esperam aliviar consideravelmente as condições da concessão de empréstimos às empresas, devido às medidas de apoio que alguns governos aplicaram como resultado da paralisação da atividade económica devido à pandemia da covid-19.

Ao mesmo tempo, acrescenta o BCE, "a dispersão nas respostas destaca a alta incerteza que existe devido à pandemia da covid-19 e às diferentes opiniões dos bancos sobre o impacto das condições de empréstimos bancários".

Contudo, os bancos preveem continuar a restringir as condições dos empréstimos às famílias.

Os bancos esperam que a procura de empréstimos das empresas aumente no segundo trimestre e que a dos empréstimos hipotecários e de consumo caia.

O BCE realiza este inquérito quatro vezes por ano para entender melhor como os bancos emprestam dinheiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório