Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

IHRU recebeu perto de 900 pedidos de empréstimos para pagamento de rendas

O balanço foi feio, esta sexta-feira, pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação. O valor global dos apoios solicitados ascende já a cerca de 860 mil euros.

IHRU recebeu perto de 900 pedidos de empréstimos para pagamento de rendas
Notícias ao Minuto

11:02 - 24/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Rendas

Entre 15 e 23 de abril - os primeiros nove dias da disponibilidade deste apoio - o IHRU recebeu 877 pedidos de empréstimos: 873 por parte de arrendatários e apenas quatro por parte de senhorios. Os dados foram adiantados, esta sexta-feira, pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação. 

O valor global dos apoios solicitados ascende já a cerca de 860 mil euros, de acordo com os dados divulgados pela tutela.

A entrega dos pedidos de empréstimos ao abrigo do regime excecional criado para proteger inquilinos e senhorios com quebra de rendimentos devido ao surto de covid-19 arrancou na manhã desta quarta-feira.

Os arrendatários e senhorios com comprovada quebra de rendimentos podem recorrer aos empréstimos sem juros do IHRU para pagamento de rendas. O requerimento está disponível aqui.

Em causa está a concessão de empréstimos sem juros ou comissões de avaliação -- sendo apenas devido o pagamento do Imposto do Selo -- para o pagamento integral ou parcial, dos valores de rendas devidas entre 01 de abril de 2020 e o mês subsequente ao fim do estado de emergência, abrangendo arrendatários habitacionais, fiadores de rendas habitacionais de estudantes sem rendimentos, estudantes deslocados a mais de 50 quilómetros de casa e a senhorio cujos arrendatários lhe comuniquem o não pagamento de rendas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório