Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara da Nazaré recomenda à Docapesca medidas de apoio aos pescadores

A Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, reduziu em 25% a fatura da água, saneamento e resíduos cobrados à Docapesca, mas quer que a empresa baixe o preço da água e das rendas pagas pelos pescadores.

Câmara da Nazaré recomenda à Docapesca medidas de apoio aos pescadores
Notícias ao Minuto

16:49 - 23/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

A recomendação à Docapesca -- Portos e Lotas, gestora do Porto da Nazaré, aprovada por unanimidade pelo executivo, pretende que "o desconto que a câmara faz à empresa no fornecimento destes serviços seja refletido na fatura paga pelos pescadores, dadas as dificuldades que a comunidade piscatória atravessa", disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Walter Chicharro (PS).

Num documento dirigido à direção da empresa, a Câmara da Nazaré recomenda um conjunto de medidas de apoio aos pescadores que engloba ainda a redução de 30% no aluguer dos armazéns de aprestos, entre este mês o fim do ano, e a suspensão ou moratória de prazos no pagamento de taxas e preços (água, rendas, etc) até ao final de junho.

"Sendo possível, devem ser aplicados planos de pagamento relativos a estas dívidas com o prazo alargado", sublinhou Chicharro.

Na proposta, o executivo defende ainda que a empresa repavimente o Porto de Pesca de Nazaré, à semelhança de operações desenvolvidas pela Docapesca noutros portos, "para melhoria das condições de operacionalidade dos profissionais da pesca que utilizam esta infraestrutura", onde "há décadas que as estradas não são repavimentadas", concluiu o presidente.

No documento, a câmara sugere também que a empresa proceda à aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual como solução antissética de base alcoólica e respetivos dispensadores - para disponibilizar em sítios como a zona de refeições, registo biométrico ou área de isolamento - equipamentos, materiais e contratação de desinfeções de instalações e contentores de resíduos com abertura não manual.

Por último, recomenda a realização de testes de despiste da covid-19, quer sejam ou não realizados no Serviço Nacional de Saúde, desde que venham a ser recomendados de forma generalizada pela Direção-Geral da Saúde, visando a melhoria das condições de segurança e trabalho nos portos, lotas e locais de desembarque.

A recomendação resulta da junção de propostas dos cinco vereadores da maioria socialista e dos dois vereadores independentes eleitos na lista do PSD, Alberto Madail e António Trindade.

Segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 820 pessoas das 22.353 confirmadas como infetadas, e há 1.143 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório