Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Apoios às empresas devem ser "maiores e mais rápidos"

O presidente executivo da Semapa, João Castello Branco, afirmou hoje que os apoios às empresas em dificuldades devido à crise covid-19 devem ser "maiores e mais rápidos", salientando que o país precisa de estímulos à economia e não austeridade.

Apoios às empresas devem ser "maiores e mais rápidos"
Notícias ao Minuto

20:33 - 22/04/20 por Lusa

Economia Semapa

De acordo com informação divulgada pela empresa à Lusa, estas foram as principais declarações deixadas pelo líder da Semapa no final de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, Lisboa.

Para João Castello Branco, "é importante acelerar um regresso à normalidade sem deixar de proteger a saúde pública" e, entretanto, "é necessário fazer chegar o dinheiro à economia e às empresas, especialmente às PME's".

"Os apoios devem ser maiores e sobretudo mais rápidos", defendeu o presidente da Semapa.

Para Castello Branco, é também "muito relevante implementar os seguros de crédito com garantia de Estado, especialmente para as empresas exportadoras", como está a ser feito noutros países europeus.

Sobre se concorda ou não que o país necessita de austeridade, o líder da empresa considerou que "Portugal necessita agora de medidas de estímulo à economia", defendendo que "o foco não deve ser a austeridade", mas a recuperação da economia.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que é preciso "evitar acrescentar crise à crise" e recusou "respostas de austeridade" face à pandemia de covid-19.

António Costa, que respondia a perguntas do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no debate quinzenal, na Assembleia da República, disse que o Governo tem "um caminho" do qual não irá "arredar pé".

"É preciso ter consciência de que esta crise não se pode resolver com respostas de austeridade. O que temos feito visa manter vivas as empresas, os postos de trabalho e o rendimento dos trabalhadores. Temos de evitar acrescentar crise à crise", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório