Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Governo lança medidas de apoio às startups no valor de 25 milhões

O Governo apresentou, esta terça-feira, novas sete medidas de apoio ao ecossistema de empreendedorismo, no valor de 25 milhões de euros., e que visam apoiar as mais de 2.500 startups portuguesas.

Governo lança medidas de apoio às startups no valor de 25 milhões
Notícias ao Minuto

18:28 - 21/04/20 por Ana Lemos

Economia Covid-19

"Para que as mais de 2.500 startups portuguesas consigam superar as consequências da pandemia COVID-19 e retomar a atividade normal após este período excecional", o Governo informa, em comunicado enviado às redações, que apresentou "um total de sete medidas" para ajudar o setor.

Estas medidas, cujo valor global é "superior a 25 milhões de euros", poderão representar, segundo a estimativa do Governo, "em média 10 mil euros de apoio potencial para cada startup. E que medidas são essas?

1): StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por startup).

2) Prorrogação Startup Voucher: Prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075€ por posto de trabalho de empreendedor).

3) Vale Incubação - COVID19: Apoio para startups com menos de 5 anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.

4) "Mezzanine" funding for Startups: Empréstimo convertível em capital em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.

5) Lançamento de instrumento Covid-19 -Portugal Ventures: Lançamento de Aviso (Call) da Portugal Ventures para investimentos em startups, com tickets a partir de 50 mil euros. Iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Portugal Ventures e Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Mais, lê-se no documento, "as startups podem ainda recorrer a dois apoios" que embora já estejam em vigor foram agora "adaptados para dar respostas mais efetivas". são eles o Fundo 200M - "um coinvestimento com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros" - e no fundo coinvestimento para a inovação social: Coinvestimento com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório