Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Governo lança medidas de apoio às startups no valor de 25 milhões

O Governo apresentou, esta terça-feira, novas sete medidas de apoio ao ecossistema de empreendedorismo, no valor de 25 milhões de euros., e que visam apoiar as mais de 2.500 startups portuguesas.

Governo lança medidas de apoio às startups no valor de 25 milhões

"Para que as mais de 2.500 startups portuguesas consigam superar as consequências da pandemia COVID-19 e retomar a atividade normal após este período excecional", o Governo informa, em comunicado enviado às redações, que apresentou "um total de sete medidas" para ajudar o setor.

Estas medidas, cujo valor global é "superior a 25 milhões de euros", poderão representar, segundo a estimativa do Governo, "em média 10 mil euros de apoio potencial para cada startup. E que medidas são essas?

1): StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por startup).

2) Prorrogação Startup Voucher: Prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075€ por posto de trabalho de empreendedor).

3) Vale Incubação - COVID19: Apoio para startups com menos de 5 anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.

4) "Mezzanine" funding for Startups: Empréstimo convertível em capital em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.

5) Lançamento de instrumento Covid-19 -Portugal Ventures: Lançamento de Aviso (Call) da Portugal Ventures para investimentos em startups, com tickets a partir de 50 mil euros. Iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Portugal Ventures e Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Mais, lê-se no documento, "as startups podem ainda recorrer a dois apoios" que embora já estejam em vigor foram agora "adaptados para dar respostas mais efetivas". são eles o Fundo 200M - "um coinvestimento com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros" - e no fundo coinvestimento para a inovação social: Coinvestimento com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório