Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

'Crash' no mercado levou petróleo a terreno negativo. O que aconteceu?

A cotação do barril de petróleo de referência nos EUA afundou, na segunda-feira, para terreno negativo, algo nunca antes visto.

'Crash' no mercado levou petróleo a terreno negativo. O que aconteceu?
Notícias ao Minuto

08:54 - 21/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Petróleo

Foi a primeira vez na história, algo nunca antes visto: a cotação do barril de petróleo de referência em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI), afundou, na segunda-feira, para território negativo,. O que levou a este deslize? A saturação da capacidade de armazenagem e a procura penalizada pela pandemia do novo coronavírus. Mas não só. 

Apesar de o mercado petrolífero já estar sob pressão desde o início de março, na segunda-feira assistiu-se a uma jornada dantesca no mercado petrolífero.

Esta queda teve como origem o facto de os investidores e especuladores procurarem desesperadamente desembaraçar-se de alguns barris, com um mercado de tal maneira saturado que os locais para armazenar o petróleo começam a faltar, perante uma procura inexistente.

Porém, outros investidores e analistas apontam que a queda está relacionada com razões técnicas, uma vez que o  período de negociação dos contratos para entrega de petróleo em maio vence hoje, o que reduz o seu volume e pode exacerbar a variação da cotação. Ou seja, os investidores começaram a focar-se no contrato de junho, "este contrato, que foi negociado mais ativamente, reflete melhor a realidade do mercado de petróleo", refere a CNBC

Ou seja, na prática quem tem contratos para entrega em maio precisa de encontrar compradores físicos, o mais depressa possível. Mas com os stocks já em excesso, foram forçados a pagar para encontrarem quem ficasse com eles.

EUA vão encher reserva de petróleo para aproveitar queda do preço

Os EUA vão aproveitar a queda histórica do preço do petróleo para adquirir 75 milhões de barris para a sua reserva estratégica, anunciou o Presidente do país, Donald Trump.

"Vamos encher a nossa reserva estratégica de petróleo (...) e pensamos colocar até 75 milhões de barris nas reservas, o que as encherá", afirmou Trump, durante a conferência de imprensa diária consagrada à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório