Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Incidentes de segurança notificados à Anacom diminuem em 2019

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) foi notificada de 80 incidentes de segurança em 2019, menos 29% do que em 2018, mas registou-se um aumento "do número de incidentes mais graves", divulgou hoje o regulador.

Incidentes de segurança notificados à Anacom diminuem em 2019
Notícias ao Minuto

19:03 - 20/04/20 por Lusa

Economia Anacom

"Em 2019 observou-se uma redução significativa do número total de incidentes de segurança notificados à Anacom pelas empresas de redes e serviços de comunicações eletrónicas (80 incidentes de segurança, menos 29% do que no ano anterior), mas, em contrapartida, verificou-se um aumento do número de incidentes mais graves", salienta.

Ou seja, incidentes "daqueles que tiveram impacto sobre um maior número de assinantes/acessos", explica.

No ano passado, "observaram-se seis incidentes com uma duração igual ou superior a 30 minutos e com um impacto igual ou superior a meio milhão de assinantes/acessos (apenas se tinha registado um incidente dessa magnitude em cada um dos dois anos anteriores)".

Por isso, "considerando todos os incidentes observados em 2019, conclui-se que os mesmos tiveram em termos acumulados um impacto em 12,4 milhões de assinantes/acessos, ou seja mais 513% do que o valor observado no ano anterior (2,4 milhões)".

A Anacom aponta que "o incidente mais grave ocorreu no mês de outubro e teve um impacto com uma duração de cerca de quatro horas em cerca de quatro milhões de assinantes/acessos, tendo-se registado ainda incidentes com impactos superiores a 2,5 milhões de assinantes/acessos nos meses de março e maio".

Os incidentes de segurança "em termos do número total de assinantes/acessos afetados foram devidos a falhas de hardware/software (63%), erro humano (27%) e ataque malicioso (4%)", acrescenta o regulador.

"Dos 39 incidentes de segurança que foram notificados devido ao impacto sobre o número de assinantes/acessos afetados, 15 foram abrangidos pela obrigação de divulgação ao público pelas empresas Altice, NOS e Vodafone".

A Autoridade Nacional de Comunicações refere ainda "o agravamento da situação em 2019 no que concerne aos incidentes que condicionaram a possibilidade de os utilizadores contactarem os centros de chamadas de emergência utilizando o número de emergência 112".

O regulador acrescenta que "31 incidentes de segurança notificados em 2019 (ou seja 39% do total) registaram impacto no acesso aos Centros de Atendimento do 112 dos Postos de Atendimento de Segurança Pública (em 2018 esse impacto apenas tinha sido verificado em 13 dos incidentes reportados, ou seja, em 12% do total)".

A Anacom sublinha também que "ainda em 2019 a Anacom reportou à Comissão Europeia e à Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) oito incidentes de segurança, os quais excederam o limiar à escala da UE, com base na duração de um incidente e no número relativo de assinantes/acessos afetados (em 2018 este valor foi de cinco incidentes de segurança)".

"As 80 notificações registadas em 2019 são o valor mais baixo que se verifica desde 2015", salienta.

Em 2015 foram registados 100 incidentes, em 2016 foram 105 e em 2017 ascenderam a 192, segundo o relatório.

Em 2018, o número de incidentes atingiu 113.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório