Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Inquilinos podem pedir empréstimos ao IHRU para rendas a partir de hoje

As normas do regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda, no âmbito da pandemia da Covid-19, já foram publicadas. Pedidos podem ser feitos a partir desta quarta-feira.

Inquilinos podem pedir empréstimos ao IHRU para rendas a partir de hoje
Notícias ao Minuto

08:34 - 15/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Rendas

Os inquilinos com quebra de rendimentos devido ao surto da Covid-19 que pretendam recorrer ao empréstimo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para pagar a renda, podem começar a fazer o pedido a partir desta quarta-feira.

A portaria que regulamenta os termos da aplicação do regime excecional para o pagamento das rendas durante o estado de quarentena e mês subsequente foi publicada na terça-feira, especificando as condições de acesso ao empréstimo junto do IHRU por parte dos inquilinos ou dos senhorios, já que também estes podem recorrer a este apoio.

A par da publicação desta portaria, o Governo divulgou também um conjunto de 22 perguntas e respostas sobre o tema, esclarecendo assim eventuais dúvidas sobre este regime excecional

Em causa, recorde-se, está a concessão de empréstimos sem juros ou comissões de avaliação - sendo apenas devido o pagamento do Imposto do Selo que, no caso dos inquilinos, corresponderá "ao montante da diferença entre o valor da renda mensal devida e o valor resultante da aplicação ao rendimento do agregado familiar de uma taxa de esforço máxima de 35%", não podendo o restante rendimento do agregado familiar ser inferior a 438,81 euros (um Indexante de Apoios Sociais).

O empréstimo será concedido durante os meses do estado de emergência e seguinte, e começará a ser pago a partir de janeiro de 2021, sendo certo que a lei salvaguarda um período mínimo de carência de seis meses.

Os pedidos para aceder a este empréstimo podem ser feitos a partir desta quarta-feira, dia 15 de abril, através do preenchimento de um requerimento disponível no Portal da habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório