Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

G20 perto de fechar acordo sobre dívida dos países mais pobres

De acordo com o Financial Times, está a ser estudado um adiamento por seis ou nove meses.

G20 perto de fechar acordo sobre dívida dos países mais pobres
Notícias ao Minuto

14:54 - 13/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia G20

O G20 estará a considerar providenciar aos países menos desenvolvidos uma moratória sobre o pagamento da dívida, como parte de um plano para combater a Covid-19, evitando assim uma crise de dívida, de acordo com o Financial Times.

A iniciativa deverá receber a aprovação dos ministros das Finanças dos países representados no G20, que se vão reunir esta semana, de acordo com o mesmo jornal, que cita fontes próximas do assunto.

Em causa estará um congelamento dos pagamentos por seis  ou nove meses, segundo o Financial Times. Ainda assim, a medida poderá ser mais ambiciosa, sendo prolongada até 2021, em linha com os apelos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, na semana passada. 

Depois, durante esse período, os países mais ricos farão uma análise específica de cada país e decidirão quais as medidas a adotar daí para a frente. Para alguns países será um adiamento dos pagamentos, mas para outros pode incluir um alívio da dívida.

A pandemia do novo coronavírus levantou preocupações sobre a capacidade de os países responderem às dívidas contraídas para sair da crise de 2008, numa altura em que precisam de alocar os recursos à crise de saúde causada pela Covid-19. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório