Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

México fecha acordo com EUA que permite reduzir produção de petróleo

O México anunciou hoje um entendimento com os Estados Unidos da América que lhe permitirá aceitar o acordo de redução da produção mundial de petróleo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Rússia e outros países.

México fecha acordo com EUA que permite reduzir produção de petróleo
Notícias ao Minuto

15:54 - 10/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

O presidente do México, Andrés López Obrador, disse que concordou com a proposta do Presidentenorte-americano, Donald Trump, de que os Estados Unidos vão compensar o que o México não pode adicionar ao corte proposto durante as negociações da OPEP.

Em causa está o acordo estabelecido entre os países produtores de petróleo, que concordaram, com exceção do México, em reduzir a produção mundial em 10 milhões de barris por dia, cerca de 23% da produção total diária.

No entanto, a entrada em vigor ficou pendente de ser vinculado pelo México.

Neste âmbito, o Presidente dmexicano conversou, na quinta-feira, com o congénere dos EUA, Donald Trump, e concordaram que o México reduz a sua produção de petróleo em 100.000 barris por dia e que os EUA vão adicionar um corte de 250.000 barris por dia ao que já tinham aceitado reduzir.

Esta solução visa dar resposta ao facto do México se recusar a reduzir 400.000 barris por dia na produção de petróleo.

"Aguentamos até o final, porque nos custou muito esforço para aumentar a produção de petróleo", disse López Obrador, Presidente que acompanhou o aumento da produção de petróleo do México e salvou a empresa estatal de petróleo, a Pemex, que se encontrava fortemente endividada e com a produção a diminuir há anos.

Assim, o aumento da produção de petróleo do México é uma prioridade da sua presidência.

"Argumentamos que era difícil cortar a produção tanto quanto eles pediam", explicou o Presidente do México, adiantando que o país foi convidado a cortar 400.000 barris por dia e, depois, 350.000 barris por dia.

Antes de chegar a um acordo com os EUA, López Obrador foi confrontado com a lista de todos os países que tinham aceitado reduzir a produção, lida por Donald Trump, observando que apenas o México tinha recusado.

O presidente do México explicou ao presidente dos EUA o motivo para recusar o acordo, o que resultou numa proposta de Donald Trump, que se disponibilizou a cobrir a lacuna do México.

O acordo entre os países produtores de petróleo para reduzir a produção mundial em 10 milhões de barris por dia, cerca de 23% da produção total diária, prevê ainda que de julho a dezembro a redução para os oito milhões de barris por dia.

A informação foi divulgada esta madrugada após uma longa reunião de videoconferência, entre os membros da OPEP e os restantes países produtores de petróleo, com o objetivo de encontrar uma solução para a rápida queda nos preços do petróleo devido ao colapso da procura e à guerra de preços entre a Arábia Saudita e Rússia.

A pandemia da covid-19 desequilibrou um mercado em que a oferta global já estava excedente e agora encontra-se em proporções raramente vistas, com restrições de viagens tomadas em todos os países para impedir a propagação da doença.

Segundo a agência de informações financeiras Bloomberg, a Cidade do México considera excessivo o esforço exigido em comparação com outros países.

Está agendada uma nova reunião para 10 de junho, também por videoconferência, "para decidir medidas adicionais, tanto quanto for necessário para equilibrar o mercado".

O acordo também prevê um nível de redução da produção entre janeiro de 2021 e abril de 2022.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório