Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Produção e exportações de moldes registaram quarto melhor ano de sempre

A produção e exportações da indústria portuguesa de moldes registaram o quarto melhor ano de sempre em 2019, realça a Cefamol - Associação Nacional da Indústria de Moldes, no relatório anual hoje divulgado.

Produção e exportações de moldes registaram quarto melhor ano de sempre
Notícias ao Minuto

10:12 - 10/04/20 por Lusa

Economia Moldes

Segundo o documento, no ano passado a produção atingiu um valor estimado de 682 milhões de euros, contabilizando-se exportações no valor total estimado de 614 milhões, resultado das vendas para 84 países.

A Cefamol realça que 2019 foi "o quarto melhor ano de sempre da indústria em termos de produção e exportação", demonstrando aqueles números "uma elevada capacidade de adaptação às necessidades dos seus clientes", bem como "às evoluções, quer dos mercados, quer das tecnologias".

A balança comercial também regista uma tendência de crescimento: de 248 milhões de euros em 2010, para 443 milhões de euros em 2019.

Apesar do balanço positivo, os números registam uma quebra do setor relativamente a anos anteriores: a produção está praticamente equivalente à de 2015 e as exportações estão abaixo do apurado em 2016.

Atualmente, de acordo com o relatório, o setor de moldes conta com 536 empresas nacionais, maioritariamente de pequena e média dimensão (PME), dedicadas à conceção, desenvolvimento e fabrico de moldes e ferramentas especiais.

A indústria dos moldes é responsável pela contratação de aproximadamente 11 mil trabalhadores, estando sobretudo concentrada nas regiões da Marinha Grande, no distrito de Leiria, e Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro.

Especificamente na área da injeção de plásticos, Portugal é o oitavo a nível mundial e terceiro maior produtor na Europa.

A maior parte da produção da indústria nacional de moldes é encaminhada para Espanha, Alemanha, França, República Checa, Polónia e Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório