Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Aveiro: Universitários desenvolvem app para marcar ida ao supermercado

Dois estudantes de mestrado e bolseiros de investigação na Universidade de Aveiro desenvolveram uma aplicação que permite ao utilizador reservar um horário para ida a um supermercado ou farmácia, atendendo aos limites de frequência impostos devido à pandemia.

Aveiro: Universitários desenvolvem app para marcar ida ao supermercado
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/04/20 por Lusa

Economia Aveiro

"Devido à nova regra dos estabelecimentos comerciais, que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados, criámos uma plataforma onde o utilizador escolhe o estabelecimento de bens essenciais ao qual se pretende deslocar, marca um horário consoante a disponibilidade e recebe um código que lhe permitirá o acesso ao local", disse à agência Lusa Sofia Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto.

A estudante, de 21 anos, e Diogo Carvalho, de 22 anos, são alunos do mestrado em Comunicação Multimédia e bolseiros de investigação na Universidade de Aveiro em projetos na área de desenvolvimento 'Front-End' e 'Back-End' e UI/UX Design.

Designada "Marca a vez" e disponível em http://marcavez.pt, a plataforma que desenvolveram gera assim, a pedido do utilizador, um código de acesso válido para um determinado estabelecimento que pode, depois, ser visualizado no local pelos funcionários ou seguranças das lojas, de modo a verificar a marcação em causa.

Conforme explicou Sofia Ribeiro, numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações a efetuar através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento, mas esta percentagem "poderia vir a ser ajustada consoante a adesão que se viesse a verificar".

A plataforma, garante, "está pronta a ser disponibilizada para grandes cadeias de venda a retalho ou farmácias, por exemplo", que já abordaram e cujo 'feedback' estão a aguardar para avaliarem a viabilidade da aplicação ('app').

"Tivemos a ideia no início do mês de março e tratamos logo de implementar para ter uma proposta para apresentar. Desde aí que temos tentado divulgar o projeto", disse à Lusa Sofia Ribeiro.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 290 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório