Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Governo agiliza (e isenta) produção e comercialização de álcool gel

O Governo criou procedimentos excecionais de produção, armazenagem e comercialização de álcool, para assegurar a disponibilização de álcool gel e outros antisséticos durante a pandemia da covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República.

Governo agiliza (e isenta) produção e comercialização de álcool gel
Notícias ao Minuto

10:12 - 07/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

A produção de álcool para fins terapêuticos estará isenta de impostos durante a pandemia da Covid-19, com o Governo a deixar cair as "formalidades aplicáveis à produção, armazenagem e comercialização", de acordo com uma portaria publicada, esta terça-feira, em Diário da República. 

O objetivo é "agilizar os procedimentos e regras em vigor" sempre que a produção do álcool seja para "determinados fins, designadamente industriais, destinado a consumo próprio dos hospitais e demais estabelecimentos de saúde, ou destinado a fins terapêuticos e sanitários", pode ler-se. 

É  que a isenção dos impostos quando a produção é para estes fins está já salvaguardada na lei, mas é necessário "para efeitos de isenção do imposto, o álcool utilizado em fins industriais deve ser objeto de desnaturação", refere o diploma.

No entanto, perante o atual cenário que o país vive - e dado que é "imperioso assegurar a produção e fornecimento de álcool" - o Governo decidiu "agilizar os procedimentos e regras em vigor, assegurando que o benefício da isenção do imposto se aplica à produção e comercialização do álcool sempre que utilizado nos termos do n.º 3 do artigo 67.º do Código, sem prejuízo do controlo e prevenção da fraude fiscal e aduaneira". 

Esta portaria está já em vigor e prolongar-se-á até ao final do Estado de Emergência. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório