Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

CTT recuam e não vão propor a distribuição de dividendos relativos a 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram hoje que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, segundo uma comunicação da empresa à CMVM.

CTT recuam e não vão propor a distribuição de dividendos relativos a 2019
Notícias ao Minuto

07:15 - 06/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Dada a incerteza económica e a ainda pouca clara noção sobre a gravidade da crise da covid-19, e apesar da sólida posição do Balanço de que a empresa dispõe atualmente, o Conselho de Administração considerou relevante, tanto para a empresa como para os seus stokeholders, reverter a sua intenção de propor à Assembleia Geral de Acionistas um dividendo de 0,11 por ação, anteriormente divulgada ao mercado", é referido na nota.

É também adiantado que o Conselho de Administração vai propor à Assembleia Geral anual que "o resultado líquido de 2019 seja destinado a integrar Resultados Transitados e, adicionalmente, que não seja alocada parte dos lucros do exercício aos trabalhadores e administradores executivos dos CTT".

Foi entretanto pedido à Mesa da Assembleia Geral a desconvocação da reunião da Assembleia Geral Anual agendada para dia 21 de abril, passando-a para dia 29 de abril e a ser feita exclusivamente por meios telemáticos.

O Conselho de Administração dos CTT refere na informação à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) que vai fazer todos os esforços para enfrentar os eventuais impactos da pandemia.

Na comunicação, a empresa salienta que continua empenhada em apresentar retorno e remuneração acionista sustentáveis no longo prazo, reforçando, no entanto, que "nas atuais circunstâncias" é "prioritário assegurar tanto a continuidade imediata do negócio como o investimento em iniciativas para continuar a ajudar os clientes nas suas atividades de comércio eletrónico".

No comunicado, o Conselho de Administração recorda que os serviços de correio, encomendas e financeiros dos CTT mantêm-se a funcionar em pleno, apesar dos efeitos da covid-19.

"Para o efeito, a empresa lançou várias iniciativas em parceria com diversas entidades públicas e privadas no sentido de continuar a fazer chegar à população medicamentos e equipamento médico, bens essenciais e comerciais, tirando partido das plataformas digitais".

No entanto, os CTT preveem quedas nos rendimentos do correio, encomendas e serviços financeiros durante os próximos meses, dependendo da severidade das restrições decorrentes do estado de emergência nos países em que a empresa opera.

Em Portugal, segundo o balanço feito no domingo pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 295 mortes e 11.278 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 1.084 estão internados, 267 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 75 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório