Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

EDP realiza assembleia-geral através de meios telemáticos

A assembleia-geral de acionistas da EDP, agendada para dia 16 deste mês, vai realizar-se através de meios telemáticos, face à propagação do novo coronavírus e às medidas de contingência adotadas, foi hoje comunicado ao mercado.

EDP realiza assembleia-geral através de meios telemáticos
Notícias ao Minuto

20:39 - 03/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"A assembleia-geral anual da EDP do próximo dia 16 de abril de 2020, às 15h00, será realizada na data e na hora previstas, exclusivamente através de meios telemáticos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assim, o voto decorrerá, exclusivamente, por correspondência, postal ou eletrónica, não sendo admitida a presença física de acionistas na sede, alertou a empresa liderada por António Mexia.

As declarações de intenção de participação e votos, bem como as declarações de voto devem ser comunicadas, previamente, à assembleia-geral e o quórum será apurado previamente, considerando-se os acionistas que tenham transmitido os seus sentidos de voto "atempada e validamente".

Durante a assembleia-geral não será possível revogar ou alterar sentidos de voto.

Em cima da mesa estará a votação das contas individuais e consolidadas de 2019, da proposta de aplicação de resultados, bem como a apreciação geral da administração e fiscalização da elétrica.

Os acionistas da empresa vão ainda deliberar sobre a política de remuneração do Conselho de Administração e dos restantes órgãos sociais.

Por outro lado, será votada a autorização do Conselho de Administração à compra e venda de ações e obrigações próprias, assim como a atribuição de poderes para aumentar o capital social da EDP, pelo prazo de cinco anos, até ao limite de 10% do capital atual.

A EDP fechou 2019 com um lucro de 512 milhões de euros, uma queda de 1% face ao ano anterior, segundo informação enviado ao mercado em 20 de fevereiro, que destaca que as operações convencionais em Portugal tiveram prejuízo de 98 milhões de euros.

Em 2019, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa cresceu 12%, face ao período homólogo, para 3.706 milhões de euros.

Por sua vez, no período em causa, o investimento totalizou 2.258 milhões de euros, 76% dos quais dedicados à expansão - 65% em renováveis e 35% em redes.

Em dezembro de 2019, a dívida líquida do grupo EDP ascendeu a 13.827 milhões de euros, mais 3% do que em igual período do ano anterior.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDP caíram 0,11% para 3,56 euros.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 55 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 200 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório