Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Reúno condições para beneficiar do IRS automático. O que tenho de fazer?

A campanha de entrega do IRS arrancou no dia 1 de abril e vai prolongar-se até ao final de junho.

Reúno condições para beneficiar do IRS automático. O que tenho de fazer?
Notícias ao Minuto

07:00 - 05/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia IRS automático

O prazo de entrega do IRS arrancou na quarta-feira, dia 1 de abril, e decorrerá até ao final de junho, sendo que grande parte dos contribuintes vai ter acesso ao IRS automático, à semelhança dos anos anteriores. Neste caso, se estiver incluído neste regime, deve apenas confirmar a declaração pré-preenchida pelo Fisco e submeter, caso veja que as informações estão corretas.

"Durante o prazo de entrega da declaração de IRS (de 1 de abril a 30 de junho, independentemente de este dia ser útil ou não útil) a AT disponibiliza, no Portal das Finanças, a sua declaração provisória do IRS e o resultado da liquidação dessa declaração. Se todos os elementos estiverem corretos pode confirmar essa declaração", pode ler-se no Portal das Finanças

Com esta confirmação, a "declaração considera-se entregue para todos os efeitos legais e a liquidação torna-se definitiva", ou seja, o processo é mais simples. 

E se não concordar com a informação apresentada pelas Finanças? "Se verificar que os elementos da declaração não correspondem à sua concreta situação tributária, não deve confirmar a declaração provisória e deve submeter a declaração nos termos e prazos legais". Daí a importância de confirmar as informações. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório