Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mercado liberalizado de gás natural cresce 4% em fevereiro

O número de clientes do mercado liberalizado de gás natural era de 1,253 milhões em fevereiro, mais 0,3% face a janeiro e 4,1% em relação a fevereiro de 2019, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Mercado liberalizado de gás natural cresce 4% em fevereiro
Notícias ao Minuto

13:26 - 03/04/20 por Lusa

Economia ERSE

Segundo o boletim hoje divulgado, "após um período de aceleração das migrações para o regime de mercado, desde fevereiro de 2019 que o crescimento do número de clientes no mercado liberalizado regista uma taxa média mensal de aproximadamente 0,3%".

Quanto ao consumo, em fevereiro, o consumo anualizado destes clientes do mercado liberalizado foi de a 41.480 Gigawatt-hora (GWh), menos 147Gwh do que em janeiro, representando 97,7% do consumo global de gás natural.

Segundo a ERSE, os indicadores de fevereiro mostram uma diminuição da concentração de mercado, tanto em número de clientes como em consumo.

Em quota de mercado, a EDP é a comercializadora com maior quota de clientes. Já no consumo, a Galp liderou em fevereiro.

O fim das tarifas transitórias no gás natural para as famílias foi adiado para 31 de dezembro de 2025, à semelhança do que aconteceu para o fornecimento eletricidade em Baixa Tensão Normal (BTN), segundo portaria publicada na quarta-feira.

De acordo com o diploma publicado em Diário da República, "opta-se por estender a prorrogação do prazo para a extinção das tarifas transitórias aos fornecimentos de gás natural em BP [baixa pressão], com consumos anuais iguais ou inferiores a 10.000 m3 [metros cúbicos], assim se garantindo a harmonização dos calendários em ambos os setores [eletricidade e gás natural]".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório