Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Já entregou a declaração? Sete formas de potenciar o seu IRS

Conheça algumas dicas para pagar menos IRS adicional ou ter um reembolso superior ao esperado.

Já entregou a declaração? Sete formas de potenciar o seu IRS
Notícias ao Minuto

11:40 - 03/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

O processo de entrega do IRS já arrancou e muitos portugueses até já o fizeram, seja como for há um conjunto de dicas que pode aplicar - seja para a campanha deste ano ou para a do próximo - e que podem potenciar o seu IRS

"Para muitos, preencher o IRS é uma obrigação que deve ser cumprida da forma mais célere e simples possível. Mas não deve ser assim, até porque nenhum outro imposto lhe permite poupar tanto como o IRS", refere o portal de educação financeira da Associação Mutualista Montepio Geral, o EI

O portal EI reuniu sete dicas que podem ajudar a poupar nos pequenos pormenores e, quem sabe, aumentar o seu reembolso. Tome nota: 

Quando entrega a declaração: 

1. Simule a entrega do IRS em conjunto e em separado

"Este é um aspeto importante a ter em conta para pagar o menos possível de IRS e que, normalmente, levanta algumas dúvidas", refere. O melhor, para potenciar o IRS, é simular as duas formas e perceber qual a mais vantajosa. 

2. Englobar ou não, eis uma questão que deve ponderar

"Se recebeu rendimentos sujeitos a uma taxa especial ou liberatória em 2019, uma das decisões que deve tomar quando preencher a declaração Modelo 3 este ano é se vai optar pelo seu englobamento. Para tal, deve simular as duas opções – com e sem englobamento – na declaração Modelo 3 e escolher a que resultar numa menor fatura fiscal, podendo evitar a 'alteração do escalão contributivo'", pode ler-se. 

3. Não se precipite na entrega do IRS

"Sendo certo que quanto mais cedo submetermos a declaração Modelo 3 mais cedo receberemos um eventual reembolso, não podemos esquecer que todos os anos esta declaração é alvo de alterações, e estas implicam testes. Se fizermos a entrega nos primeiros dias, é importante ter em consideração que este é um período em que a própria declaração está a ser testada pelos serviços da AT", alerta a advogada especializada em Direito Fiscal Sónia Martins Arêde, citada pelo EI.

Ao longo do ano:

4. Se faz bem à saúde, serve para o IRS

"Os seus filhos realizam alguma atividade desportiva por recomendação médica, como natação ou ginástica? Nesse caso, pode deduzir esse encargo no IRS na categoria de saúde. Para que este gasto se qualifique como uma despesa de saúde em sede de IRS basta ter uma declaração médica a recomendar a realização da atividade física em causa e que o local esteja associado a um setor elegível."

5. Qual o seu limite? O máximo de despesas permitido

"Outra forma de poupar no IRS passa por conhecer os limites das várias categorias de despesas dedutíveis em sede deste imposto e o limite geral (que depende do rendimento coletável do agregado familiar)."

6. Garanta os benefícios fiscais para pessoas com incapacidade

"Existem benefícios no IRS para quem seja portador de um grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60%."

7. Lembre-se de comunicar a nova morada fiscal

"Se adquirir um imóvel para habitação própria permanente deve, logo após a celebração da escritura pública de aquisição, proceder à atualização do seu domicílio fiscal junto da Autoridade Tributária (AT), tendo para tal o prazo máximo de 60 dias."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório