Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Moody's prepara descida do rating de três bancos em Angola

A agência de notação financeira 'Moody's anunciou hoje que colocou em revisão negativa os ratings de três bancos angolanos, o BAI, o BFA e o BE, na sequência da mesma ação relativamente à República de Angola.

Moody's prepara descida do rating de três bancos em Angola
Notícias ao Minuto

06:08 - 03/04/20 por Lusa

Economia Angola

No comunicado divulgado esta noite em Londres, a Moody's explica que esta ação, que não é uma descida do rating, mas, sim, o passo prévio, incide sobre o Banco Angolano de Investimentos (BAI), o Banco de Fomento Angola (BFA) e o Banco Económico (BE), os dois primeiros com nível B3 e o terceiro com nível Caa1, todos com nível especulativo.

"A principal motivação destas ações de rating é o ambiente operacional cada vez mais incerto em Angola, que resulta da forte queda do preço do petróleo e da forte exposição dos bancos ao país, principalmente na forma de significativos ativos ligados à dívida pública, que ligam o perfil de crédito dos bancos ao perfil de crédito do Governo", lê-se na nota enviada à Lusa.

A decisão surge na mesma semana em que a Moody's colocou o 'rating' da República em perspetiva de descida, um processo durante o qual a agência vai analisar a resposta do Governo à alteração das condições económicas e financeiras para depois decidir, até ao verão, sobre a qualidade do crédito soberano, sendo que o anúncio foi feito com a perspetiva de que dificilmente Angola escapará a uma degradação do rating.

"Durante o período de revisão, a Moody's vai avaliar o impacto da degradação económica na qualidade dos ativos, na capitalização e na liquidez em moeda externa dos bancos, a resposta governamental ao choque -- que servirá para aferir do rating da República -, e qualquer mudança na disponibilidade do Governo para ajudar os bancos em necessidade", refere ainda no texto.

A degradação do ambiente operacional dos bancos está intimamente ligada à queda do preço do petróleo, diz a Moody's, que reviu em baixa a estimativa do preço médio do barril para 40 a 45 dólares este ano e 50 a 55 dólares em 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório