Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Roca suspende atividade e põe cerca de 900 trabalhadores em 'lay-off'

A empresa Roca, com sede no concelho de Leiria, anunciou hoje que cerca de 900 trabalhadores estão em 'lay-off' devido à suspensão da atividade industrial, motivada pela redução da procura e cancelamento de encomendas na sequência da pandemia de covid-19.

Roca suspende atividade e põe cerca de 900 trabalhadores em 'lay-off'
Notícias ao Minuto

21:51 - 02/04/20 por Lusa

Economia Empresa

Já num comunicado divulgado na quarta-feira, a multinacional que produz e comercializa louça sanitária, revestimentos e pavimentos, justifica a decisão com os efeitos da "fase mais avançada de propagação do coronavírus em Portugal", que provocou a "redução significativa da procura ou efetiva suspensão de encomendas" por parte dos clientes.

A Roca, que encontra ainda "dificuldades emergentes na cadeia de abastecimento", suspende temporariamente a atividade recorrendo ao mecanismo de 'lay-off'. Em funcionamento permanecem "serviços mínimos" nas áreas comerciais e de logística.

O 'lay-off' permite a redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho efetuada por iniciativa das empresas, durante um determinado tempo.

A Roca não fixa um prazo para o retorno à atividade, dizendo estar "a agir ativamente" e a "monitorizar de forma contínua" a situação, que "será alterada mediante novas indicações ou medidas oficiais".

Dedicada ao design, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, a Roca emprega um total de cerca de 24 mil trabalhadores em centros de produção distribuídos por 170 países.

Em Leiria, onde está sediada, a empresa dá trabalho a mais de 900 pessoas e é a maior exportadora do distrito.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 190.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório