Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Dinheiro vivo na Segurança Social aumenta economia paralela"

O presidente da SIBS, Vítor Bento, disse, esta quarta-feira, que não concorda com o decreto aprovado pelo Governo e que permite que os faltosos à Segurança Social possam regularizar a sua situação através de dinheiro vivo, e defende, segundo o jornal i, que essa facilidade irá aumentar a economia paralela.

"Dinheiro vivo na Segurança Social aumenta economia paralela"
Notícias ao Minuto

08:31 - 12/12/13 por Notícias ao Minuto

Economia Vítor Bento

O presidente da SIBS, Vítor Bento, mostrou-se surpreendido pelo Executivo ter aprovado um decreto que permite que os faltosos à Segurança Social possam regularizar a sua situação através de dinheiro vivo sem qualquer limite, conta o jornal i.

O economista afirma que esta situação é a única que não fica registada, sendo por isso impossível de fiscalizar, o que favorece a economia paralela e informal.

Também o eurodeputado português Diogo Feio partilha da opinião e recorda que as “transacções comerciais em dinheiro na Suécia rondam hoje os 27% enquanto na Grécia sobem para os 95%”. Para deputado eleito pelo CDS para o Parlamento, estes dados têm uma “ligação com a economia paralela”.

O economista e o político prestaram estas declarações no âmbito da apresentação de um estudo feito pela Universidade Católica Portuguesa sobre as preferências dos portugueses pelos vários meios de pagamento.

Nesta sessão, ambos defenderam que Portugal possui uma rede de multibancos superior à de outros países e que a qualidade do sistema nacional de pagamentos é excelente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório