Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Iberdrola vai acelerar investimentos para chegar a 10 mil milhões

O presidente da elétrica espanhola Iberdrola comprometeu-se hoje a acelerar "o mais rapidamente possível" os investimentos, que em 2020 a empresa pretende que excedam em muito os do ano passado, para atingir os 10.000 milhões de euros.

Iberdrola vai acelerar investimentos para chegar a 10 mil milhões
Notícias ao Minuto

14:45 - 02/04/20 por Lusa

Economia Espanha

Ignacio Sánchez Galán manifestou esta intenção durante a primeira assembleia-geral de acionistas totalmente telemática da história da elétrica, devido às restrições para travar a pandemia do novo coronavírus, defendendo que a empresa deve exercer o seu papel de força motriz, assim que se sair da conjuntura atual.

Juntamente com os novos investimentos, Ignacio Sánchez Galán anunciou um plano de compras e indicou que a Iberdrola adiantou encomendas a milhares de fornecedores em mais de 3,8 mil milhões de euros, aumentando os atuais acordos de entrega até 2023 para mais de 20 mil milhões de euros.

O presidente da Iberdrola explicou que, uma vez terminada a situação atual que é condicionada pelo novo coronavírus, "a dinamização da atividade económica e do emprego será mais necessária do que nunca" e a empresa irá acelerar os investimentos, a fim de contribuir para a atividade económica e evitar a destruição de postos de trabalho.

"A aceleração dos investimentos, uma vez terminada esta situação excecional, é a melhor -- eu ousaria dizer a única -- fórmula para sair deste cenário de crise e incerteza", disse Sánchez Galán.

O responsável da elétrica sublinhou que esses investimentos terão também um impacto nos cofres públicos dos países onde a empresa está presente e recordou que, só em 2019, a contribuição fiscal da Iberdrola ascendeu a 14 mil milhões de euros, dos quais oito mil milhões corresponderam a impostos diretos sobre os resultados ou cobrados por conta de clientes e colaboradores.

Em relação aos investimentos em 2020, a Iberdrola espera atingir os 10 mil milhões de euros e, dos 9.000 megawatts (MW) de nova potência atualmente em construção, pelo menos metade entrará em funcionamento este ano.

Ignacio Sánchez Galán destacou que a Iberdrola está atualmente a construir 30 centrais fotovoltaicas, 50 parques eólicos 'onshore' e novos parques eólicos 'offshore' em todo o mundo, incluindo Saint Brieuc (França), Baltic Eagle (Alemanha) e Vineyard Wind (EUA); o complexo de bombas hidráulicas do Tâmega (Portugal); mais de 5.000 quilómetros de linhas de transmissão de muito alta tensão no Brasil e novas redes de distribuição nos estados norte-americanos de Nova Iorque, Maine e Connecticut.

Sánchez Galán tem defendido a necessidade de construir novas infraestruturas e antecipar encomendas a fornecedores, algo que também contribui para sustentar o emprego nestas empresas.

A Iberdrola registou um lucro de 3.406,3 milhões de euros em 2019, mais 13% do que em 2018, com investimentos de 8.158 milhões de euros, representando um recorde ao subirem 32% em relação ao ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório