Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Empresas do interior de Coimbra querem apoios do lay-off para gerentes

As associações empresariais de quatro concelhos do interior do distrito de Coimbra alegaram hoje que o Estado "esquece os gerentes" das firmas nos apoios do 'lay-off' e pediram ao Governo para corrigir a situação.

Empresas do interior de Coimbra querem apoios do lay-off para gerentes
Notícias ao Minuto

11:59 - 02/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Pedimos que o Estado intervenha com urgência, pois muitos empresários veem-se obrigados por esta pandemia a fechar portas, seja por falta de clientes, seja por quebra das cadeias de abastecimento ou outras razões diretamente relacionadas" com a pandemia da covid-19, afirmam as organizações.

Em comunicado, a Associação Empresarial Serra da Lousã, da Lousã, a Associação Empresarial de Poiares, o Clube de Empresários de Miranda do Corvo e o Núcleo Empresarial de Penela alertam que os empresários "veem-se sozinhos, sem apoio para si próprios e para as suas famílias, que tanto dependem da faturação que a empresa realiza e que está muito reduzida ou mesmo parada".

Na sua opinião, no atual quadro de crise em Portugal e no mundo, importa que o Estado "tome as medidas necessárias para que não se deixe de parte quem muito fez para que a economia do país continuasse a crescer".

"Temos visto o Governo a lançar medidas, desde o começo da pandemia, garantindo apoio aos colaboradores que trabalham por conta de outrem e a trabalhadores independentes. Contudo, verificamos que nestes apoios até hoje não foram ainda considerados os sócios-gerentes", referem.

No regime do 'lay-off', "com as empresas encerradas, vai ser necessário a quem emprega continuar a pagar uma percentagem do rendimento dos seus colaboradores, cerca de 30%, pois o Estado apenas comparticipa com cerca de 70% do valor dos salários", sublinham as quatro associações.

Na nota, alertam que "primeiro a empresa tem de pagar aos seus colaboradores e só depois é que vai receber os apoios do Estado".

Esta condição, "para muitas empresas, vai originar uma imediata falta de liquidez, que em muitos casos só será resolvida com a injeção de dinheiro particular dos sócios e gerentes", acentuam.

"Grande parte do tecido empresarial funciona na base familiar, com sócios-gerentes que lutam todos os dias para continuar a pagar os seus impostos e restantes obrigações, tendo estes também família para sustentar. Assim, como é que o Estado espera que estes sobrevivam?", questionam ainda, frisando que, até ao momento, "o Estado recusa-se a atribuir apoios para os salários dos sócios-gerentes".

Em Portugal, segundo o balanço da pandemia da covid-19 feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório