Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ordem dos Engenheiros faz recomendações para evitar contágio

A Ordem dos Engenheiros (OE) anunciou hoje que elaborou um documento com várias recomendações excecionais e temporárias para prevenção do contágio pelo novo coronavírus nos estaleiros de construção e obras.

Ordem dos Engenheiros faz recomendações para evitar contágio
Notícias ao Minuto

19:17 - 01/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

As recomendações são "dirigidas a todos os atores envolvidos no ato de construir", tendo em conta "as particularidades dos estaleiros de construção de obras", avança a ordem em comunicado.

"São muitos os engenheiros e outros profissionais da fileira da construção que, apesar do contexto de adversidade relacionado com a situação de pandemia de covid-19, continuam a trabalhar em obras públicas e privadas, incluindo a criação de infraestruturas de apoio ao combate da pandemia, permitindo que este setor, tão essencial para a economia nacional e responsável por uma fatia importante do PIB [Produto Interno Bruto], não pare a sua atividade, com o consequente impacto na economia e de perda de postos de trabalho", sublinha a OE.

Para que o setor mantenha a atividade, a Ordem considera "imprescindível que os donos de obra e as empresas estejam conscientes e informadas das medidas necessárias à prevenção do contágio, estendidas a toda a cadeia de subcontratação e por todos aqueles que diariamente desenvolvem atividade nos estaleiros".

As recomendações da OE relacionam-se com as condições de admissão de trabalhadores no estaleiro, nos cuidados a ter no transporte de trabalhadores e de material, uso de máscaras ou viseiras, distanciamento social, lavagem das mãos e etiqueta respiratória, cuidados nos locais de toma de refeições e nos escritórios, entre outras.

"Deve proceder-se à medição diária da temperatura corporal de todos os trabalhadores com presença física no estaleiro no momento do início da jornada de trabalho" e "inquirir-se os trabalhadores sobre episódios de febre, tosse ou falta de ar, no momento de aceso ao estaleiro", refere a OE.

A Ordem sublinha que as recomendações "apenas pretendem ser um contributo dirigido às empresas, a quem compete tomar as medidas que entendam adequadas", e "não se sobrepõem às orientações do Governo e demais autoridades e instituições com competências para o efeito, nem às que sejam emanadas pelas associações do setor".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório