Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Até ao início de maio, TAP voará apenas para Açores e Madeira

A TAP diz ter sido "forçada a temporariamente parar quase por completo a sua atividade", dadas as restrições impostas pelos países para conter o novo coronavírus.

Covid-19. Até ao início de maio, TAP voará apenas para Açores e Madeira
Notícias ao Minuto

08:38 - 01/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

A TAP anunciou, esta quarta-feira, uma série de medidas que visam conter o impacto da Covid-19. A companhia aérea diz ter sido "forçada a temporariamente parar quase por completo a sua atividade", dadas as restrições impostas pelos países para conter o novo coronavírus. Assim, durante o próximo mês, a TAP voará apenas para os Açores e para a Madeira.

"A partir de 1 de abril de 2020 e, pelo menos, até 4 de maio de 2020, a TAP estima apenas poder operar para a Terceira e Ponta Delgada, nos Açores, e para o Funchal, na Madeira, para assegurar a continuidade territorial, suspendendo todas as demais rotas", pode ler-se num comunicado enviado, esta quarta-feira, à CMVM

A companhia aérea confirma também que acedeu ao lay-off, um programa desenvolvido pelo Governo em resposta à Covid-19, de modo a assegurar a "melhor defesa da manutenção dos postos de trabalho do seu universo de colaboradores e melhor salvaguarda do futuro da empresa", refere. 

A TAP vai assim suspender temporariamente o contrato a cerca de 90% dos trabalhadores, sendo que os restantes 10% verão o seu horário de trabalho ser reduzido em 20%, também ao abrigo do lay-off. Esta medida terá a duração de 30 dias, mas este período pode vir a ser alargado. 

"Estas medidas têm por objetivo reduzir os custos fixos da TAP, por forma a compensar parcialmente a perda de receita neste novo cenário. Os custos com pessoal representam o principal custo fixo da TAP, ascendendo a aproximadamente 20% dos custos operacionais totais. A TAP estima que, com base na melhor informação disponível à data de hoje, a implementação das medidas excecionais e temporárias acima descritas tenha como impacto uma redução da rúbrica de custos com pessoal correspondente a cerca de 45%, durante o mencionado período aplicável", sublinha a companhia aérea. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório