Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lezíria do Tejo cria fundo de 270 mil euros para combater pandemia

Um fundo de 270 mil euros foi criado pelo Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo para combater a pandemia de covid-19 e constituir uma "reserva estratégica", nomeadamente para a aquisição de material médico e de proteção individual.

Lezíria do Tejo cria fundo de 270 mil euros para combater pandemia
Notícias ao Minuto

20:33 - 30/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

Em comunicado divulgado hoje é referido que a constituição do fundo foi decidida na reunião do Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo realizada na quinta-feira, pretendendo-se constituir "uma reserva estratégica de apoio aos municípios e região" de máscaras e fatos de proteção individual.

Grande parte do fundo, cerca de 225 mil euros, visa apoiar a aquisição de material médico para o Hospital Distrital de Santarém, designadamente a compra de nove ventiladores para reforço dos que vão ser adquiridos por aquela unidade de saúde, lê-se na nota.

Por outro lado, foi deliberado dedicar o Laboratório Móvel do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo à fabricação de máscaras de proteção, que serão oferecidas ao hospital distrital, e serão adquiridos os materiais necessários para "o bom funcionamento da impressora 3D".

A nota adianta que todos os municípios estão a implementar medidas para combater o surto de covid-19, entre as quais relacionadas com a componente económica das famílias, e irão continuar a desinfeção de espaços de utilização pública, principalmente dos locais de maior afluência, como supermercados, bombas de combustível, bancos e multibancos, correios, centros de saúde e contentores de lixo.

Além disso, em resposta a pedidos dos agrupamentos de centros de saúde, as autarquias vão tentar encontrar voluntários para assistentes operacionais que possam fazer tarefas nas unidades de saúde que vão começar a realizar testes à doença covid-19.

Os municípios da Lezíria do Tejo apelam para que se intensifiquem os testes ao novo coronavírus na região, em especial aos funcionários e utentes dos lares de idosos, manifestando-se disponíveis para colaborar, "desde que haja sempre o envolvimento da administração de saúde".

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo é constituída pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório