Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vice-presidente do BCE Luis de Guindos favorável aos 'coronabonds'

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Luis de Guindos demonstrou-se hoje favorável aos 'coronabonds', títulos de dívida conjunta da zona euro, mas não os considerou o instrumento mais poderoso para enfrentar a crise causada pela covid-19.

Vice-presidente do BCE Luis de Guindos favorável aos 'coronabonds'
Notícias ao Minuto

18:38 - 30/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Eu sou a favor dos 'coronabonds'. Acho que demonstram solidariedade", disse hoje o ex-ministro da Economia espanhol que sucedeu ao português Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE, em entrevista à rádio espanhola Cadena COPE, também publicada no 'site' do banco central.

Porém, Luis de Guindos afirmou que a emissão de títulos de dívida conjunta por parte dos países da zona euro "não são o único instrumento" utilizável na defesa da economia europeia face à pandemia de covid-19, "e certamente não são o mais poderoso".

"O mais forte é sem dúvida o Banco Central Europeu, que está a lidar com a situação em que alguns países com posições orçamentais mais fracas requerem fundos, para que não tenhamos o surgimento do problema do 'spread' dos títulos de dívida e um aumento dos custos de financiamento", defendeu.

Luis de Guindos salientou que "atualmente o BCE é claramente a principal influência calmante dos mercados financeiros", graças ao programa recentemente aprovado de 750 mil milhões de euros de compra de ativos, para além do de 120 mil milhões aprovados anteriormente e o de 240 mil milhões já em curso.

"Isto é assegurar que o custo da dívida pública, não apenas para Espanha, mas também para outros países, não sobe dramaticamente que o assunto dos 'spreads' da dívida não aparece outra vez", sustentou.

Questionado sobre a possibilidade de novos resgates financeiros para os países do sul da Europa, mais endividados, Luis de Guindos descartou-a, afirmando que a crise atual "é completamente diferente do que aconteceu em 2008, 2009 e 2010", por ser "um choque que afeta todos".

Na quinta-feira, os chefes de Estado e Governo da União Europeia não chegaram a um consenso sobre a mutualização da dívida entre os países da zona euro, com países como a Alemanha e a Holanda a rejeitarem tal instrumento.

O primeiro-ministro português, António Costa, e oito outros chefes de Estado e de Governo, incluindo o italiano Giuseppe Conte e o espanhol Pedro Sánchez escreveram na quarta-feira ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a defender a implementação de um instrumento europeu comum de emissão de dívida para enfrentar a crise provocada pela covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 396 mil infetados e perto de 25 mil mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 11.591 mortos em 101.739 casos confirmados até domingo.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 7.340, entre 85.195 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são o que tem maior número de infetados (143.055).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório