Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Moeda sul-africana cai para mínimos históricos

O rand sul-africano caiu hoje para mínimos históricos depois de a Moody's ter baixado a classificação financeira do país no contexto da pandemia de coronavírus.

Covid-19: Moeda sul-africana cai para mínimos históricos
Notícias ao Minuto

13:25 - 30/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

A moeda negociava hoje de manhã, em Joanesburgo, a menos de 18 rand (17,87 rand) para um dólar americano, depois de ter negociado anteriormente nos mercados asiáticos a 18,05 rand para um dólar, o seu nível mais baixo de sempre.

"O rand foi a moeda com pior desempenho nos mercados emergentes na semana passada", disse o analista Wichard Cilliers da TreasuryONE, uma empresa de consultoria sul-africana.

Em um mês, a moeda sul-africana caiu 17%, acrescentou.

Na sexta-feira, a Moody's baixou a classificação da África do Sul para investimentos "especulativos" devido à "contínua deterioração" de sua "situação fiscal" e a um "crescimento estruturalmente fraco".

A descida "não poderia ter vindo em pior altura", reagiu o Governo sul-africano.

A economia da principal potência industrial do continente entrou em recessão no último trimestre do ano passado e estima-se que venha a ser duramente atingida pela pandemia global da Covid-19.

A África do Sul é o país da África Subsaariana mais afetado pelo vírus, com mais de 1.200 casos notificados e duas mortes, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a doença no continente africano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório