Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Produção industrial abranda e regista subida homóloga de 1% em fevereiro

O índice de produção industrial apresentou uma subida homóloga de 1%, em fevereiro, depois de um crescimento de 2,3% em janeiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Produção industrial abranda e regista subida homóloga de 1% em fevereiro
Notícias ao Minuto

12:04 - 30/03/20 por Lusa

Economia INE

De acordo com o destaque do INE hoje publicado, o índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 1,0% em fevereiro, 1,3 pontos percentuais inferior à observada no mês anterior.

Este resultado foi particularmente influenciado pelo agrupamento de energia, sem o qual o índice total diminuiu 1,1% (0,4% no mês anterior).

Aquele agrupamento contribuiu com 1,9 pontos percentuais para a variação do índice agregado, em resultado de uma variação homóloga de 12,7% (14,7% em janeiro).

Já os agrupamentos de bens de investimento e de bens intermédios apresentaram contributos negativos de 0,7 e de 0,3 pontos, respetivamente, originados por taxas de variação também negativas de 4,2% e 0,8% (-3,1% e -0,8% no mês anterior), pela mesma ordem.

Em termos mensais, o INE verificou uma variação negativa do índice de produção industrial de 2,8% em fevereiro, quando tinha sido 0,5% em janeiro.

O agrupamento de energia foi o que mais contribuiu para a variação do índice total (-3,1 pontos), resultante de uma descida de 16,0% (-5,2% no mês anterior).

Também o agrupamento de bens de investimento deu um contributo negativo de 0,6 pontos, em consequência da queda mensal de 3,9% (-6,8% em janeiro).

Já o agrupamento de bens de consumo passou de uma taxa de variação de 5,7% em janeiro para 2,5% em fevereiro, originando o contributo positivo mais expressivo (0,8 pontos).

O INE sublinha, o entanto, que esta informação não reflete ainda os efeitos da pandemia de covid-19.

"É de esperar que as tendências aqui analisadas se alterem substancialmente. De qualquer modo, a informação hoje disponibilizada é útil para estabelecer uma referência para avaliar desenvolvimentos futuros", esclarece.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório