Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Recibos verdes podem pedir apoio excecional à família a partir de hoje

Conheça também quais são os valores em causa e quanto dura o apoio.

Recibos verdes podem pedir apoio excecional à família a partir de hoje
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Recibos verdes

Os trabalhadores independentes que tenham de ficar em casa para cuidar de filhos menores podem pedir o apoio excecional ao Estado a partir de hoje, através do formulário que vai estar disponível na Segurança Social Direta, de acordo com o Ministério do Trabalho. 

Em causa está uma medida de apoio excecional à família: "Os trabalhadores que necessitem de faltar ao trabalho por assistência inadiável a menor de 12 anos ou dependente, decorrente de encerramento de estabelecimento de ensino, de apoio à primeira infância ou deficiência, têm direito a um apoio excecional à família", pode ler-se na página da Segurança Social. 

Adianta ainda a tutela que o apoio por redução da atividade económica pode ser solicitado a partir do dia 1 de abril, quarta-feira. 

De acordo com o documento explicativo divulgado pela Segurança Social, os trabalhadores independentes nestas circunstâncias podem ter acesso aos seguintes apoios: 

Como trabalhador independente pode ter um apoio financeiro excecional, no valor de um terço da base de incidência contributiva mensualizada referente ao primeiro trimestre de 2020. Para um período de 30 dias, o limite é:

  • Mínimo – 438,81 euros (valor do Indexante de Apoios Sociais - IAS)
  • Máximo - 1.097,03 euros (valor de 2,5 IAS)

Se o período de encerramento do estabelecimento de ensino for inferior a um mês recebe o valor proporcional, de acordo com a instituição. 

Quanto tempo dura o apoio? "Durante o período em que for decretado o encerramento da escola, exceto se o mesmo coincidir com férias escolares".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório