Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Agricultores alertam para dificuldades e pedem reabertura de mercados

A Associação de Jovens Agricultores de Portugal alertou para as dificuldades que o setor enfrenta, perante a covid-19, nomeadamente, no escoamento, preços e transporte, pedindo a reabertura de mercados e a criação de apoios para as empresas fragilizadas. 

Agricultores alertam para dificuldades e pedem reabertura de mercados
Notícias ao Minuto

17:43 - 27/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Num ápice, as dificuldades estão a fazer-se sentir em alguns subsetores direta e indiretamente associados [à agricultura], nomeadamente com os assalariados, o fornecimento de fatores de produção (sementes, fertilizantes, pesticidas, rações e produtos veterinários), assistência técnica, restrições ao transporte de animais e, eventualmente, de outros produtos, preços e escoamento", apontou, em comunicado, a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

Os jovens agricultores sublinharam que, em momentos de crise, são os primeiros a não conseguir cumprir prazos de execução de projetos e dos pagamentos à Segurança Social, à banca ou ao Estado.

Por outro lado, vincaram que o encerramento dos mercados locais e a "diminuição drástica das vendas em cadeias curtas", como restaurantes e lojas locais, deixam muitos agricultores em situação de "elevado desespero".

Assim, a associação defende ser necessário pensar em medidas exclusivamente dedicadas aos agricultores "mais frágeis", como reequacionar a abertura de mercados locais, apoiar as empresas mais debilitadas e determinar "um período de tempo com custos mais baixos" de eletricidade.

"Seria de fundamental relevância criar linhas de crédito direcionadas ao apoio ao investimento, extremamente bonificadas, com pelo menos um ano de carência e que podiam chegar a 10 anos como prazo de pagamento", acrescentou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório