Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chaminés da Central Termoelétrica de Setúbal são demolidas no domingo

As duas chaminés da Central Termoelétrica da EDP em Setúbal vão ser demolidas às 13:00 de domingo, o que só acontece nesta altura de estado de emergência por "questões de segurança", informou fonte oficial da empresa.

Chaminés da Central Termoelétrica de Setúbal são demolidas no domingo
Notícias ao Minuto

17:41 - 27/03/20 por Lusa

Economia EDP

"Estamos a fazer isto na altura da pandemia porque a operação não pode ser adiada por muito tempo por questões de segurança das pessoas, da própria estrutura das chaminés e pelos materiais que estão a ser usados", disse à Lusa fonte da EDP.

A operação devia ter ocorrido em 06 de março, mas foi suspensa porque, segundo a empresa, "houve um problema de comunicação com um detonador e, como tinha que ser verificado, os técnicos consideraram mais seguro o seu cancelamento".

"O que se fez neste período foi a verificação de tudo o que tinha falhado e o que era preciso corrigir. Falou-se com a proteção civil e forças de segurança para ver se era possível nesta altura e chegou-se à conclusão que a melhor data seria o próximo domingo", explicou.

No entanto, devido à situação que se vive com a pandemia da covid-19, a EDP apelou aos cidadãos para não saírem de casa para assistir à demolição.

"Na última vez tínhamos um local para que pudessem observar a operação a uma distância de segurança, mas, tendo em conta a atual conjuntura, não estamos a organizar nada para não mobilizar as pessoas. Esperemos que percebam e não vão para a rua, que continuem a seguir as regras do estado de emergência", frisou.

A operação de demolição das duas chaminés com cerca de 200 metros de altura, a cargo da empresa Maxam, especialista na utilização de explosivos para este tipo de atividades, começou a ser preparada há ano e meio e prevê a utilização de cerca de 150/200 quilogramas de explosivos em cada uma das duas chaminés.

Embora reconheça que está dependente das avaliações do solo feitas depois do desmantelamento total, a EDP acredita que os trabalhos de descontaminação dos terrenos estejam concluídos no final de 2021.

Depois destes trabalhos, a empresa pretende que os terrenos da antiga Central Termoelétrica de Setúbal possam vir a acolher um "projeto sustentável, um projeto que faça parte da transição energética".

Construída no final da década de 70 do século passado, a Central Termoelétrica de Setúbal, localizada na península da Mitrena, esteve mais de 30 anos em funcionamento, desde 1978 a 2013, estava equipada com quatro grupos de geradores e chegou a abastecer 25% da população portuguesa em território continental.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório