Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Itália. Confiança dos consumidores e empresas com "forte queda" em março

O índice de confiança do consumidor em Itália caiu dos 110,9 pontos em fevereiro para 101 em março, e o índice de confiança empresarial recuou de 97,8 para 81,7, segundo o instituto de estatísticas italiano.

Itália. Confiança dos consumidores e empresas com "forte queda" em março
Notícias ao Minuto

13:22 - 27/03/20 por Lusa

Economia Itália

"Todos as componentes do sentimento de confiança do consumidor estão a diminuir, mas a intensidade da queda é marcada acima de tudo pelo clima económico e futuro, enquanto o sentimento do contexto atual mostra diminuições mais contidas", refere o Instituto Nacional de Estatística (Istat).

Em relação às empresas, as estimativas dos índices mostram uma queda "muito grande" na confiança, principalmente nos serviços (o índice passa de 97,6 para 79,6), no retalho (de 106,9 para 97,4) e na produção industrial (de 98,8 a 89,5).

No setor de construção, o índice de confiança regista uma queda "mais limitada", de 142,3 para 139 pontos.

O Istat esclarece ainda que em relação ao índice de confiança, as opiniões sobre as encomendas se deterioram na indústria transformadora, que os 'stocks' de produtos acabados não têm aumentado e que as expectativas de produção "sofrem uma redução drástica".

No caso da construção, a evolução negativa do índice é determinada pelo agravamento das avaliações sobre os concursos e, sobretudo, pela queda das expectativas de emprego nas empresas.

Em relação ao comércio a retalho, as expectativas sobre as vendas estão a cair drasticamente.

Quanto à distribuição, as avaliações das vendas estão a melhorar, tanto na grande distribuição, como no comércio tradicional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório