Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

BCE remove 'barreiras' às compras de obrigações para combater Covid-19

O Banco Central Europeu vai comprar a dívida que for emitida pelos países sem qualquer limite imposto, no âmbito do programa de emergência de 750 mil milhões de euros que foi anunciado.

BCE remove 'barreiras' às compras de obrigações para combater Covid-19
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) vai eliminar os limites ao seu programa de compra de obrigações de emergência de 750 mil milhões de euros, de modo a conseguir combater de forma mais eficaz o impacto do novo coronavírus. De acordo com a Bloomberg, esta é uma "decisão histórica". 

Quer isto dizer que o BCE vai comprar a dívida que for emitida pelos países sem qualquer limite, no âmbito do programa de emergência que vai estar em curso até ao final do ano. O programa anterior estipulava que o BCE não podia comprar mais do que 33% da dívida de um país, mas agora o banco central referiu que este limite não se vai aplicar neste programa.

A decisão de aprovar este 'pacote' foi tomada na semana passada, depois de o Conselho de Governadores se ter reunido de emergência por telefone

Em comunicado, o banco central liderado por Christine Lagarde disse que o programa de compra de emergência por pandemia visa conter os "sérios riscos" para a sua política monetária da crise do novo coronavírus e que durará enquanto durar esta crise, mas que nunca acabará antes do final do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório