Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Produtores de frutas e legumes reclamam eliminação da TSU por 6 meses

As empresas produtoras de frutas, legumes, plantas e flores, associadas da Portugal Fresh, estão a adotar as medidas necessárias para assegurar o abastecimento, perante a covid-19, mas reclamam apoios adicionais, como a eliminação da TSU por seis meses.

Produtores de frutas e legumes reclamam eliminação da TSU por 6 meses
Notícias ao Minuto

18:29 - 24/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Para resolver as dificuldades imediatas das empresas defendemos que é preciso acionar medidas adicionais, nomeadamente a eliminação da TSU [Taxa Social Única] durante seis meses, o cancelamento do pagamento especial por conta e um apoio excecional à retirada de mercado de plantas e flores", indicou, em comunicado, a Portugal Fresh.

A associação vincou ainda ser "fundamental" assegurar vias rápidas para o transporte de mercadorias, garantindo que os produtos chegam ao destino.

Conforme apontou a Portugal Fresh, o setor das plantas e flores enfrenta já "enormes dificuldades" em escoar a produção, tanto no mercado interno como no externo, no período "mais importante" para as vendas.

"As medidas até agora anunciadas contribuem para um apoio direto à tesouraria das empresas, o que é muito positivo nesta fase, mas não resolvem enormes prejuízos que se começam a registar", notou.

Por outro lado, a associação destacou que as empresas estão a adotar as medidas necessárias para assegurar o abastecimento de frescos, garantindo que todos tenham acesso aos produtos essenciais, estando ainda a "cumprir escrupulosamente" as normas da Organização Mundial da Saúde da Direção-Geral da Saúde.

No entanto, a Portugal Fresh apelou ao consumo responsável, para que o acesso aos bens seja "igualitário e tranquilo".

Criada em 2010, a Portugal Fresh -- Associação para a promoção das frutas, legumes e flores de Portugal tem 87 sócios que representam mais de 4.500 produtores portugueses.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 33 mortes.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório