Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Investimentos no gás em Moçambique começam a perder brilho

A consultora Fitch Solutions considerou hoje que a perspetiva de evolução dos investimentos no setor do gás natural liquefeito em Moçambique "começa a perder brilho" devido à corrupção e abrandamento económico, que aumenta os ataques de militantes.

Investimentos no gás em Moçambique começam a perder brilho
Notícias ao Minuto

09:07 - 23/03/20 por Lusa

Economia Consultora

"A perspetiva de evolução dos investimentos em Moçambique começa a perder o seu brilho, com os escândalos de corrupção e as dificuldades económicas a contribuírem para aumentar os ataques militantes perto da bacia do Rovuma, num contexto de subida da atividade da construção", lê-se numa nota de análise.

Na nota, com o título 'Clima de Investimento no GNL de Moçambique começa a ficar negro', enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, escreve-se que "o aumento do número de ataques na província de Cabo Delgado aumenta o risco dos grandes investimentos no setor, com 2019 a mostrar uma subida significativa do número de ataques".

Para a Fitch Solutions, esta não é uma situação decorrente da atual pandemia de coronavírus: "Mesmo antes dos impactos mundiais do Covid-19 e do colapso do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), os ataques militantes no norte de Moçambique já tinham vindo a progredir desde 2017, e os ciclones do ano passado aumentam os desafios enfrentados pelo país".

O problema, sublinham, é que com a descida do preço do petróleo e a perspetiva de manutenção dos preços baixos, os projetos ficam menos rentáveis, o que pode afetar as decisões finais de investimento que ainda não foram tomadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório