Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

FMI avisa que Argentina precisa de "alívio substancial" da dívida

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta sexta-feira que a Argentina precisa de um "alívio substancial" da sua dívida e instou o Governo do país e os credores privados a negociarem.

FMI avisa que Argentina precisa de "alívio substancial" da dívida
Notícias ao Minuto

10:52 - 21/03/20 por Lusa

Economia Argentina

"Tendo em conta a capacidade de cumprir a dívida e o peso atual da dívida do país, será necessário um alívio substancial dos credores privados para restabelecer a sustentabilidade da dívida", disse Georgieva em comunicado, pedindo uma negociação que leve a uma alta participação dos credores à operação de reestruturação da dívida.

A já difícil situação económica e financeira da Argentina agravou-se ainda mais com a pandemia da Covid-19.

O novo Governo da Argentina, presidido por Alberto Fernández, tinha previsto comunicar este mês aos credores uma oferta de reestruturação da dívida, mas há agora incertezas devido aos efeitos da Covid-19 na economia mundial e local.

Em finais de dezembro, a dívida bruta da Argentina ascendia a 323.177 milhões de dólares (300 milhões de euros à taxa de câmbio atual).

Ao FMI a Argentina tem uma dívida de 40 mil milhões de dólares (cerca de 37 mil milhões de euros) decorrente do envelope financeiro que este concedeu no último ano e meio, que faz parte de um pacote de 56.300 milhões de dólares acordado em 2018 com o Governo de Mauricio Macri (2015-2019).

A Argentina entrou esta sexta-feira em "isolamento social preventivo e obrigatório", que durará, para já, até 31 de março, para tentar conter o avanço da Covid-19, que soma 128 infetados e três mortes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório