Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Prazos do IRS deverão manter-se. AT garante continuidade nos reembolsos

Como a entrega do IRS se faz por via eletrónica, os prazos do IRS deverão manter-se. A entrega da declaração arranca no dia 1 de abril.

Prazos do IRS deverão manter-se. AT garante continuidade nos reembolsos
Notícias ao Minuto

12:07 - 19/03/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia IRS

Os prazos da campanha do IRS devem manter-se este ano, mesmo tendo em conta a situação atual que o país vive, uma vez que o processo é eletrónico. A Autoridade Tributária (AT) está a trabalhar para garantir a continuidade dos reembolsos, numa altura em que se aproxima o prazo para entrega da declaração. 

O Notícias ao Minuto questionou o Ministério das Finanças sobre se os prazos se mantêm e fonte oficial remeteu para a questão para o conjunto de perguntas e respostas divulgado pela AT, no qual se pode ler: 

"Os profissionais da AT continuam a trabalhar empenhadamente para servir a comunidade, seja no desalfandegamento de mercadorias importadas (desde bens que consumimos diariamente até medicamentos), seja devolvendo rendimentos às famílias e assegurando fluxos financeiros na economia através do processamento dos reembolsos devidos", pode ler-se. 

Contribuintes podem reclamar até ao final do mês

O prazo para a AT apurar os valores das deduções dos contribuintes para efeitos de IRS já terminou e, por isso, os contribuintes podem apresentar as respetivas reclamações até ao final do mês.

A reclamação, a apresentar até 31 de março, é a forma de o contribuinte poder expressar que não concorda com os valores apurados pelo Fisco quanto às deduções à coleta de despesas gerais familiares e quanto ao benefício fiscal decorrente das faturas.

A possibilidade de o contribuinte reclamar foi mantida este ano, no Orçamento do Estado para 2020, mantendo-se a possibilidade de os sujeitos passivos de IRS, na declaração de rendimentos de 2019, declararem o valor das despesas relacionadas com educação, saúde e habitação.

Os restantes prazos da campanha do IRS para este ano podem ser consultados neste artigo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório