Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lucro da Sonae cai 20,2% em 2019 para 165 ME

O lucro da Sonae caiu 20,2% em 2019, face ao período homólogo de 2018, para 165 milhões de euros, "apenas devido aos itens não recorrentes" verificados no exercício anterior, divulgou hoje a dona do Continente.

Lucro da Sonae cai 20,2% em 2019 para 165 ME
Notícias ao Minuto

22:51 - 18/03/20 por Lusa

Economia Resultados

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae refere que "o resultado líquido atribuível aos acionistas fixou-se em 165 milhões de euros, abaixo do valor registado" em 2018 "devido aos itens não recorrentes verificados no exercício anterior".

Mais concretamente "as mais-valias registadas na transação da Outsystems pela Sonae IM, na venda de ativos pela Sonae Sierra e nas operações 'sale & leaseback' executadas pela Sonae MC", adianta a empresa liderada por Cláudia Azevedo.

Excluindo estes efeitos, que totalizaram 104 milhões de euros em 2018, o lucro teria "registado um crescimento expressivo".

No ano passado, o volume de negócios da Sonae aumentou 9,2% para 6.435 milhões de euros, "beneficiando maioritariamente do desempenho da Sonae MC e da consolidação anual de vendas em termos estatutários da Sonae Sierra", refere o grupo.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 7,5% para 695 milhões de euros.

O EBITDA subjacente aumentou 22,2%, para 599 milhões de euros, "com melhorias de rentabilidade em todos os principais negócios do portefólio e também pela consolidação dos valores estatutários da Sonae Sierra. Mesmo sem a consolidação integral da Sonae Sierra em 2019, o volume de negócios e o EBITDA subjacente teriam crescido significativamente quando comparados com 2018, 7% e 14%, respetivamente", adianta a Sonae.

O investimento da Sonae em 2019 ascendeu a 399 milhões de euros, o que "supera um milhão de euros por dia", sendo de "destacar o investimento na expansão do parque de lojas da Sonae MC, com a abertura de 124 novas lojas operadas pela empresa (onde se incluem 13 Continente Bom Dia e três Continente Modelo), mas também algumas aquisições importantes como a participação de 60% na rede de parafarmácias e cosmética espanhola Arenal (Sonae MC), a iServices (Worten), duas empresas de serviços (Sonae Sierra) e várias participações em empresas de base tecnológica (Sonae IM)".

No ano passado, a sua dívida líquida diminuiu 167 milhões de euros, ou seja, 12,7%, para 1.150 milhões de euros.

No período em análise, a Sonae criou "mais de 1.100 postos de trabalho", na sua maioria "no retalho", sendo que "esta criação de emprego foi também acompanhada pelo reforço do compromisso da Sonae com a comunidade, que atingiu 11 milhões de euros".

"É com enorme entusiasmo e sentido de responsabilidade que vos escrevo a minha primeira carta enquanto CEO [presidente executiva] da Sonae. Entusiasmo por liderar um portefólio de negócios com posições tão relevantes e com desafios tão interessantes em cada um dos seus contextos setoriais. Responsabilidade por dar continuidade a um caminho de sucesso ancorado nos nossos fortes valores corporativos e na criação de valor económico e social", afirma Cláudia Azevedo, citada no comunicado.

Apontando que a "qualidade" dos negócios e das equipas "foram fundamentais para mais um ano de sucesso", a gestora destaca os "excelentes resultados operacionais e financeiros" do grupo.

Cláudia Azevedo faz um "agradecimento especial" aos administradores João Dolores e João Günther Amaral e aos presidentes executivos dos negócios do grupo, afirmando: "Juntos formamos uma equipa muito confiante e empenhada em melhorar a qualidade dos nossos ativos, das nossas pessoas e das nossas comunidades".

A Sonae é uma "organização de excelência e estou particularmente grata ao Paulo [Azevedo] e ao Ângelo [Paupério] pela forma notável como lideraram o grupo ao longo dos últimos anos. Aceitei esta posição sabendo o peso do seu legado e estou entusiasmada com os desafios que temos pela frente. Estou certa de que o nosso futuro será mais um capítulo de sucesso na história da Sonae, um capítulo que será escrito em parceria com cada um dos nossos 'stakeholders' [partes envolvidas]", salienta.

"O mundo está a enfrentar a propagação de uma pandemia. Os impactos da Covid-19 serão provavelmente profundos, generalizados e duradouros. Embora ainda estejamos no início do surto, posso desde já afirmar com orgulho que os nossos colaboradores estão a ser verdadeiros heróis", destaca a gestora.

Apontando que a Sonae "desempenha um papel crítico em assegurar o acesso da população a vários produtos e serviços essenciais", assegura que as equipas do grupo "sabem disso e têm demonstrado um espírito e compromisso fantásticos nestes últimos dias".

"Estou confiante de que iremos ultrapassar esta desafiante situação. A Sonae irá certamente esforçar-se por dar o seu contributo", conclui Cláudia Azevedo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório