Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente do Santander: "Um dos momentos mais tristes que tive no banco"

A presidente do espanhol Grupo Santander disse hoje que a morte de António Vieira Monteiro, presidente do Santander Totta, é dos momentos mais tristes que já teve no banco e destacou o seu percurso enquanto gestor "prudente e decisivo".

Presidente do Santander: "Um dos momentos mais tristes que tive no banco"
Notícias ao Minuto

21:25 - 18/03/20 por Lusa

Economia Ana Botín

Em mensagem hoje divulgada, Ana Botín destacou o percurso de 20 anos de António Vieira Monteiro no Santander e recordou conversas que tiveram, considerando-o um gestor "prudente e decisivo" e um "exímio" gestor do risco.

"Tivemos muitas conversas em fins de semana, e era nessas alturas em que ele me dava conselhos sobre uma oferta ou uma aquisição de um banco, ou sobre como apoiar um grande cliente. Ele sabia como apoiar clientes e a sociedade, bem como cumprir com os acionistas. A sua prioridade era a sua equipa e ele estava sempre lá para a apoiar", disse Ana Botín, citada em comunicado.

A presidente do Grupo Santander afirmou que hoje de manhã falou com a filha de Vieira Monteiro e com o presidente executivo do Santander Totta, Pedro Castro Almeida, e que sentiu "pessoalmente a real dimensão desta crise".

"É um dos momentos mais tristes que já tive no banco. O António deixou-nos cedo demais. A sua filha não poderá estar presente no funeral, uma vez que também ela está infetada pelo vírus. Nem eu, nem os meus colegas - ainda que estejamos saudáveis - também poderemos estar presentes", afirmou.

Ana Botín terminou a mensagem a afirmar que o Grupo Santander (que em Portugal detém o Santander Totta) vai trabalhar em conjunto com as autoridades "para salvar vidas e ajudar aquelas pessoas que estão a trabalhar para salvar vidas".

"Deixemos que cada um de nós faça o que é melhor, e esqueçamos ideologias e partidos políticos. Agora, mais do que nunca, somos todos uma família global. Trabalhando juntos, podemos resolver isto mais rapidamente e recuperar mais rapidamente", disse.

O presidente do Conselho de Administração do banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, morreu hoje em Lisboa, aos 73 anos, confirmou à Lusa fonte oficial da instituição.

Vieira Monteiro era 'chairman' do banco Santander Totta desde início de 2019, depois de ter ocupado o lugar de presidente executivo (CEO) entre 2012 e o ano passado, cargo em que foi substituído por Pedro Castro Almeida.

Quando abandonou a liderança executiva do Santander Totta, Vieira Monteiro, considerou que deixava o cargo com o banco "preparado para continuar a enfrentar o futuro" e salientou que quando assumiu a liderança a instituição "não era quase nada".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório