Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo britânico vai disponibilizar 364 mil milhões para empresas

"Temos de agir como qualquer governo em tempo de guerra e fazer tudo o que for preciso para apoiar a nossa economia", frisou o primeiro-ministro Boris Johnson.

Governo britânico vai disponibilizar 364 mil milhões para empresas
Notícias ao Minuto

17:52 - 17/03/20 por Fábio Nunes

Economia Coronavírus

Um dia depois de anunciar medidas mais restritivas para a população britânica face à propagação do surto da nova estirpe do coronavírus no Reino Unido, Boris Johnson antecipou esta terça-feira que poderá avançar nos próximos dias com “medidas extremas” e anunciou um apoio incondicional à economia britânica para enfrentar o difícil cenário espoletado pela pandemia de Covid-19, refere a Sky News.

“Temos de agir como qualquer governo em tempo de guerra e fazer tudo o que for preciso para apoiar a nossa economia”, sublinhou o primeiro-ministro durante uma conferência de imprensa. De seguida, Boris Johnson passou a palavra ao ministro das Finanças Rishi Sunak, que deu a conhecer um pacote de medidas destinadas a apoiar as empresas.

“O governo vai apoiar as empresas. Vamos disponibilizar garantias de 330 mil milhões de libras (364 mil milhões de euros) – 15% do PIB”, salientou Rishi Sunak, acrescentando que este “é um pacote de medidas sem precedentes”.

O ministro das Finanças reforçou a ideia de que esta pandemia não é só uma emergência pública de saúde, mas também é uma emergência económica e Downing Street não vai falhar às empresas e ao povo britânico. “O governo vai dar-vos todas as ferramentas de que precisam para superar isto”, assegurou Sunak.

O responsável pela pasta das Finanças também disse que o sistema de saúde britânico, o NHS, vai contar com o financiamento necessário para enfrentar o impacto que o coronavírus vai ter. É que como Boris Johnson realçou, o Covid-19 é “tão perigoso” que, sem medidas drásticas, pode “sobrecarregar o NHS”.

Ainda assim, o primeiro-ministro britânico deixou uma mensagem esperançosa. “Este inimigo é mortífero mas pode ser vencido”, afirmou. Mas para isso acontecer, Boris Johnson referiu que é importante seguir os conselhos dos cientistas e investigadores.

O surto de Covid-19 no Reino Unido provocou a morte a 69 pessoas e há registo de 1.543 casos de infeção. 52 pessoas já recuperaram.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório