Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

ANA pede a passageiros com voos cancelados para não irem aos aeroportos

A ANA - Aeroportos de Portugal apelou hoje aos passageiros com voos cancelados que usem o telefone e meios eletrónicos, uma medida tomada no âmbito da contenção do surto do novo coronavírus.

ANA pede a passageiros com voos cancelados para não irem aos aeroportos
Notícias ao Minuto

13:15 - 17/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Contactem as respetivas companhias áreas, por telefone ou meios online", avisa a ANA, em comunicado divulgado.

gestora dos aeroportos nacionais pede ainda aos passageiros com voos cancelados que "não se desloquem" ao aeroporto "a fim de serem evitadas aglomerações de pessoas no terminal".

Já na segunda-feira a ANA tinha pedido que só se deslocassem aos aeroportos nacionais as pessoas que forem efetivamente viajar, para evitar aglomerados, face à situação de pandemia de Covid-19.

"Consciente da necessidade de evitar grandes aglomerados de pessoas nos aeroportos, face à situação de emergência que se vive no país, a ANA está a trabalhar com a PSP [Polícia de Segurança Pública] no sentido de criar um sistema de limitação de acesso que possa ser rapidamente implementado", segundo um comunicado enviado pela gestora dos aeroportos na segunda-feira.

Dentro dos aeroportos, os passageiros vão ser "orientados para circuitos seguros", dizia a ANA, de forma a cumprirem a recomendação da Direção-Geral da Saúde de distanciamento social, para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Sempre que necessário, a ANA recorrerá ao apoio da PSP, garantia.

Aquelas medidas, acrescentava a ANA, inserem-se num conjunto de outras que já tinham sido implementadas, como o reforço do plano de limpeza das áreas comuns dos aeroportos, a instalação de mais dispensadores de gel desinfetante, a afixação e disponibilização de informação dirigida aos passageiros nas entradas no país e a criação de áreas de contenção, nos aeroportos da rede ANA.

A empresa decidiu ainda implementar o teletrabalho, nos casos em que as funções desempenhadas assim o permitam.

A Direção-Geral da Saúde elevou hoje para 448 o número de infetados pelo novo coronavírus, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

O Governo declarou na sexta-feira o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas, impondo restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

Os governos regionais da Madeira e dos Açores decidiram impor um período de quarentena a todos os passageiros que aterrarem nos arquipélagos, enquanto o Governo da República desaconselhou as deslocações às ilhas.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália, o país da Europa mais afetado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório