Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Autoeuropa suspende produção em Palmela até ao dia 29 de março

Produção está parada na fábrica de Palmela. A maioria das fábricas da Volkswagen na Europa vai estar encerrada entre duas a três semanas.

Autoeuropa suspende produção em Palmela até ao dia 29 de março
Notícias ao Minuto

09:34 - 17/03/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Autoeuropa

A Autoeuropa decidiu suspender a produção até ao dia 29 de março, de acordo com um comunicado da Comissão de Trabalhadores ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. A empresa terá justificado esta medida com a "atual conjuntura em que vivemos e onde é necessário salvaguardar a saúde dos trabalhadores e seus familiares"

"A Comissão de Trabalhadores vê com bastante agrado que a VW Autoeuropa e a VW AG tenham tido em consideração a saúde dos seus trabalhadores e familiares", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Inicialmente, uma fonte próxima disse ao Notícias ao Minuto que esta suspensão estava relacionada com a falta de funcionários ao serviço. Aliás, a Autoeuropa anunciou, no domingo, a suspensão da laboração nos turnos da noite e da manhã de segunda-feira, porque muitos trabalhadores iriam ficar em casa com os filhos, devido ao encerramento das escolas.

Entretanto, o presidente do grupo, Herbert Diess, disse esta terça-feira que a maioria das fábricas da Volkswagen na Europa vai fechar por "duas a três semanas" devido à pandemia da Covid-19. O responsável alertou que "2020 é um ano muito difícil" porque a pandemia apresenta "desafios operacionais e financeiros desconhecidos". Na semana passada, recorde-se, o Governo anunciou a supensão das atividades letivas presenciais em todos os graus de ensino devido ao surto de Covid-19.

O Governo decidiu também a atribuição de faltas justificadas aos trabalhadores por conta de outrem ou independentes que tenham de ficar em casa com os filhos até 12 anos, devido ao encerramento das escolas para travar a pandemia de Covid-19.

De sublinhar que a Autoeuropa registou no ano passado um aumento de 106% na produção relativamente a 2017 e já representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados pela empresa, com base em números do Instituto Nacional de Estatística.

[Notícia atualizada às 16h45 do dia 17 de março, com informação sobre o comunicado da Comissão de Trababalhadores]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório