Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

SATA concentra ligações dos Açores nas ilhas S. Miguel e Terceira

O Governo Regional dos Açores, único acionista do grupo SATA, decidiu concentrar as ligações da companhia aérea com o exterior da região nas ilhas Terceira e São Miguel, devido ao surto de Covid-19.

SATA concentra ligações dos Açores nas ilhas S. Miguel e Terceira
Notícias ao Minuto

17:46 - 14/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

"O Governo dos Açores determinou hoje que, face à situação de pandemia do Covid-19, os voos da Azores Airlines [do grupo SATA], provenientes do exterior da região, fiquem concentrados nos aeroportos de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e das Lajes, ilha Terceira", avançou o executivo açoriano, numa nota de imprensa.

A companhia aérea açoriana fazia também voos entre Lisboa e os aeroportos das ilhas de Santa Maria, Pico e Faial.

A medida tem como objetivo "otimizar a capacidade de resposta das autoridades de saúde regionais face à situação da pandemia do Covid-19".

Segundo o Governo Regional, "excetua-se a capacidade de transporte de carga ou outras necessidades de força maior, desde que devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional".

O anúncio surge minutos depois de ter sido divulgada uma carta em que o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, solicita ao primeiro-ministro, António Costa, "a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde".

"É necessário tomar todas as medidas possíveis, antes do surgimento de qualquer caso positivo na Região, o que ainda não aconteceu até ao momento em que lhe faço esse pedido, de forma a preservar ao máximo possível a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde dos Açores", sublinhou o presidente do Governo Regional.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores já tinha decidido colocar todos os passageiros de voos exteriores à região em quarentena, a partir de hoje à tarde.

"Todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na Região estão, a partir do início da tarde de hoje, obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, determinado pela Autoridade de Saúde Regional", lê-se no comunicado, divulgado ao início da tarde.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 143 mil pessoas, com casos registados em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados, nenhum deles nos Açores.

Em Portugal, o Governo decretou na quinta-feira o estado de alerta, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Foram igualmente suspensas, a partir de segunda-feira, as atividades letivas e restringido o funcionamento de discotecas e similares e suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.

O Governo decidiu igualmente proibir o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e limitar a frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança entre as pessoas.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório